terça-feira, 1 de novembro de 2016

CPLP quer diálogo permanente e construtivo na Guiné-Bissau

Image result for cplp em brasilA declaração do bloco lusófono reitera a convicção da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de que "só através do diálogo permanente e construtivo entre os atores políticos guineenses será possível uma solução durável" para a Guiné-Bissau.

Esta resolução foi recomendada pelo Conselho de Ministros da CPLP e aprovada hoje pelos altos responsáveis políticos do bloco lusófono na XI Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se encerra hoje na capital do Brasil.

A CPLP encoraja "as forças políticas da Guiné-Bissau a encontrarem soluções políticas duradouras que garantam a estabilidade governativa e que promovam a manutenção do apoio da comunidade internacional à Guiné-Bissau".

A Guiné-Bissau tem vivido um quadro de constantes golpes de Estado e revoltas militares nos últimos anos.

Os dirigentes políticos da Guiné-Bissau concordaram, a 14 de outubro, em nomear um primeiro-ministro de consenso, a definir, para liderar um novo Governo até final da legislatura (2018), no âmbito do acordo promovido pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Assinam o documento, o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Aristides Ocante da Silva, o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira (antigo primeiro-ministro que foi afastado do cargo em 2015), e ainda Florentino Pereira, secretário-geral do PRS.

O bloco lusófono, na sua declaração, saudou na resolução a iniciativa da missão da CEDEAO que originou a adoção, em 10 de setembro 2016, de um roteiro de seis pontos acordado entre as partes na Guiné-Bissau com vista à estabilização do país, bem como a assinatura em 14 de outubro de 2016, do Acordo de Conacri, como primeira etapa de execução do referido roteiro.

A Comunidade reiterou o compromisso de "acompanhamento da situação política na Guiné-Bissau e de promover, em coordenação com os restantes parceiros, o diálogo entre as forças políticas, manifestando a sua total solidariedade com o povo guineense, conforme os princípios consagrados na Declaração Constitutiva da CPLP".

No documento, a CPLP congratulou-se com o empenho da comunidade internacional, com especial destaque para o Grupo P5 (Nações Unidas, União Africana, CPLP, CEDEAO e União Europeia) e para a Configuração da Comissão da Consolidação da Paz das Nações Unidas para a Guiné-Bissau no acompanhamento da crise guineense e na promoção do diálogo no país.

O bloco lusófono também saudou "a postura responsável que os órgãos de defesa e segurança têm sabido manter, bem como o seu afastamento da cena política e a subordinação ao poder político".

Exortou ainda "a todas as forças políticas guineenses a envolverem-se no diálogo e a consolidarem os esforços para garantir que a Guiné-Bissau avance resolutamente para o caminho da boa governação, da prosperidade e da maior coesão social".

O bloco também se mostrou ciente do acompanhamento do Representante Especial da CPLP para a Guiné-Bissau e da missão da CPLP a Bissau, realizada em fevereiro, sob a liderança do presidente do Conselho de Ministros, embaixador Hernâni Coelho, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os países que fazem parte da CPLP.
Rispito.com/Lusa, 01-11-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público