quinta-feira, 3 de novembro de 2016

SERIFO NHAMADJO DISSE QUE PR "DEIXOU-SE ENVOLVER" NO JOGO POLITICO

O ex-Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamado, considera que o atual chefe do Estado guineense, José Mário Vaz, "deixou-se envolver" no jogo político e que agora "passou a ser parte do problema".
Em entrevista ao jornal O Democrata, hoje publicado em Bissau, Serifo Nhamadjo, que liderou a Guiné-Bissau na sequência do golpe militar de 2012, considerou que o atual Presidente guineense no lugar de ser árbitro faz parte do jogo e já tem dificuldades em arranjar soluções para o problema.
"Qualquer cidadão que se preocupa dirá que ele faz parte do problema. Infelizmente ele se envolveu de tal forma que agora faz parte, quando devia ser a pessoa que dirime os conflitos entre pessoas desavindas", observou Nhamadjo.
Para o ex-Presidente de transição, no lugar de reserva, José Mário Vaz "vestiu uma camisola".
"Ele tem que se afastar desse jogo e tentar ser um elemento acima de todos os grupos para poder ter a capacidade de juntar todos a bem do país", acrescentou Serifo Nhamadjo.
O anterior dirigente considera que José Mário Vaz não esteve bem na forma como demitiu o primeiro Governo saído das eleições de 2014.
Serifo Nhamadjo entende que em vez de justificar a sua decisão com a necessidade de combate à alegada corrupção dos membros do Governo, o Presidente guineense devia antes denunciar os casos à justiça e esperar pela sua atuação.
Nhamadjo também é da opinião que o atual chefe do Estado não soube "galvanizar a avalanche" de apoio que o país conheceu após as eleições gerais, consideradas um sucesso.
Como saída, Nhamadjo aconselha José Mário Vaz a devolver o poder ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na qualidade de vencedor das últimas eleições legislativas, lembrando que a Constituição não dá direito ao Presidente para indicar um primeiro-ministro do país.
Ao PAIGC, partido a que Nhamadjo pertence, embora se mantenha afastado das lides partidárias, o ex-dirigente exorta no sentido de uma reconciliação verdadeira para que se possa fazer valer a maioria absoluta conquistada nas eleições de 2004.
Rispito.com/Lusa, 03-11-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público