quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Umaro Sissoco - primeiro-ministro sem governo num país que continua em crise

Umaro Sissoco Embaló esteve esta terça feira em Liberia com odjetivo de transmitir à presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) os passos que tem encetado para a formação de um governo inclusivo.

Ellen Johnson esteve em Bissau a 18 de Novembro para presenciar a assinatura de um acordo visando a formação do novo executivo no país.

No documento ficou determinado que o novo governo teria que incluir todas as partes envolvidas na crise política e que o primeiro-ministro desse governo seria escolhido por consenso. E a figura teria que ser também alguém da confiança do Presidente guineense, José Mário Vaz.

Mesmo com a mediação da CEDEAO, as partes continuaram a não chegar a um entendimento, pelo que o Presidente guineense decidiu nomear o general na reserva Umaro Sissoco Embaló.

PAIGC, vencedor das últimas eleições legislativas, diz que não reconhece o novo primeiro-ministro e informou que não irá fazer parte do governo, posição também defendida por outros dois partidos com representação no Parlamento guineense, a União para Mudança (UM) e o Partido da Convergência Democrática (PCD).

Desta viagem à Liberia, Umaro Sissoco não trouxe nada de especial, se não o aconselhamento da Ellen Johnson de envidar todos os esforços possíveis para convencer PAIGC a reconhecer e integrar o governo.
Sissoco Embaló prometeu acatar o conselho mas avisou que irá avançar com a sua equipa governamental caso persistir a recusa do PAIGC em integrar o novo executivo.

Mais de uma semana após a nomeação e a tomada de posse de Umaro Sissoco Embaló como primeiro-ministro, a Guiné-Bissau continua sem governo formado.
E ao que tudo indica, a falta de consenso e a não reconhecimento do PAIGC de qualquer primeiro-ministro nesta legislatura, nenhum governo consegue sobreviver devido ao bloqueio do parlamento.
Precisamente desse bloqueio do parlamento, Umaro Sissoco não deve esperar uma governação facilitada e quem sabe, se não será igual ou pior ao do quarto governo derrubado desta legislatura.
Rispito.com, 30-11-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público