segunda-feira, 23 de janeiro de 2017


EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA
Dr. JOSÉ MÁRIO VAZ;
EXCELÊNCIA SENHORA PRIMEIRA-DAMA
DONA ROSA GoodDjaby VAZ;
EXCELÊNCIAS, DISTINTOS CONSELHEIROS;
CAROS COLEGAS DIRIGENTES DAS ORGANIZAÇOES DA SOCIEDADE CIVIL;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;

Permitam-me na qualidade do Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, saudar Sua Excelência Senhor Presidente da Republica, assim como a sua Esposa Dona Rosa GoodDjaby Vaz, e osconselheiros em geral, desejando votos sinceros de saúde, longa vida e muitos sucessos neste ano de 2017 no desempenho das funções do 1º Magistrado da Nação.
Excelência Senhor Presidente da República
O ano 2016 foi, certamente, um ano de muitas lições e aprendizagem no processo de consolidação do Estado de Direito Democrático. O facto de que a legislatura até aqui não foi interrompida por métodos violentos como tem sido no passado, é uma conquista que merece ser realçada.
Porém, não podemos negar, que o ano 2016, foi igualmente um ano de imensas dificuldades para as famílias e o povo da Guiné-Bissau em geral, nomeadamente no capítulo de acesso aos serviços sociais de base, educação e saúde em particular, emprego e a paz social. Essas dificuldades foram agravadas pela persistente crise política e institucional que tem fragmentado a sociedade e fragilizando as instituições sociais.
O mais grave é que muitos factores desta crise são estruturais e conhecidos há muitos anospor grande parte dos nossos cidadãos e pelos responsáveis políticos, mas até aqui, muito pouco tem sido feito para atacar e solucionar estes problemas de forma durável. Por muito urgente que seja,é resolver os problemas imediatos e circunstanciais, não nos podemos deixar esgotar neles, porque isso diminui a nossa capacidade de actuação. Uma das razões porque chegamos à situação em que estamos foi a falta de sustentabilidade e de uma visão de longo prazo no momento de tomar decisões ou fazer escolhas,comprometendo o futuro.
EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA;
ILUSTRES CONSELHEIROS;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;
Não é segredo para ninguém que o nosso país enfrenta graves dificuldades e não vai ser fácil ultrapassá-las. Porém, o mais grave do que os nossos problemas é a sua longa persistência e a sua repetição cíclica, fazendo disso uma constante histórica. Reconhecer isso é a primeira condição de uma análise eficaz e de um agir consequente.
As ameaças de um mundo cada vez mais globalizado para Estados frágeis como a Guiné-Bissau são evidentes e devem constituir uma preocupação de todos, mas sobretudo daqueles que governam e têm a obrigação de criar as condições necessárias para que os riscos desta globalização, sobretudo para os mais pobres possam ser menores. Referimo-nos aos riscos tais como a falta de acesso a alimentação de qualidade, a escassez de água potável, as mudanças climáticas e o seu impacto na segurança alimentar, o desemprego, o terrorismo, o crescimento demográfico galopante, de entre os outros riscos.
Conhecendo estes riscos cabe-nos a nós todos encará-los de frente, dando-lhes prioridades,mais do que quaisquer outros problemas. Este momento exige muita lucidez, mas também, um alto sentido de responsabilidade social e comprometimento com a Nação.
Excelência Senhor Presidente da República;
A sociedade civil, não querer retirar do seu ombro as responsabilidades que lhe cabe na luta para a melhoria deste clima de instabilidade política, mas sobretudo para a criação do bem-estar social para as populações. Os actores da sociedade civil por estarem perto do cidadão conhecem bem os seus problemas, os anseios e seus receios e tem plena consciência da desilusão que neste momento paira no seu espírito colectivo.
Excelência Senhor Presidente da República
Temos consciência que compete aos responsáveis políticos definir, seguir e avaliar as políticas públicas assim como zelar com que ao cidadão é-lhe respeitado os seus direitos, mas o dever de renovar e fortificar a democracia dando-lhe mais conteúdo e maior estimulo, não pertence apenas aos responsáveis políticos, também a sociedade civil e os cidadãos em geral, tem de assumir esse dever como seu.
Excelência Senhor Presidente da República;
Estamos conscientes, que ao longo de décadas, cada Presidente que exerceu a magistratura presidencial, viveu momentos complexos e enfrentou provas difíceis, embora em épocas distintas. Sabemos, que este momento, nos revela que o Presidente da República tem uma voz e um papel insubstituível, que quando são activa e efectivamente usados podem e devem dar um contributo decisivo para a resolução dos imensos problemas que vivemos.
Excelência Senhor Presidente da República;
Por ser o 1º Magistrado na Nação cabe à Sua Excelência pilotar o barco desta grande Terra de Cabral ao bom porto, nesse sentido, e naturalmente deve o ser o 1º grande interessado em chegar a esse porto com todo o seu povo e nas melhores condições. Por isso, é frequente o nome de Sua Excelência ser mencionado e referido neste processo, estamos seguros que muitas vezes injustamente, outras vezes talvez apenas como grito de desespero e angústia da população e, outras vezes, como sinal de alerta sobre a situação e as dificuldade que o país enfrenta.
Nesta base, Sua Excelência, enquanto organizações da sociedade civil, actores fundamentais na construção do Estado de direito democrático, o que queremos solicitar e rogar, acima de tudo, é que Vossa Excelência se posicione de forma transcendental, construindo compromissos necessários, os acordos duradouros, os consensos sólidos, os pactos de regime favorecendo a coesão nacional que a gravidade desta hora exige.
 EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA;
ILUSTRES CONSELHEIROS;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;
Apesar do muito que está mal no país, há também muitas coisas que estão bem e de que é justo que nos orgulhemos.
O nosso país é hoje um país diferente e muito melhor de que era em 1974. Sejamos justos: quantos quadros jovens bem formados a trabalharem em lugares-chave dentro e fora do país, há trabalhadores que apesar do magro salário, são um exemplo de dedicação, ao nível de segurança interna o nosso país é dos mais tranquilos e seguros da nossa sub-região, na música os nossos artistas dão carta dentro e fora do país, no desporto, a nossa selecção nacional é um exemplo de sucesso, embora conhecendo as condições difíceis que enfrentam. Tudo isto foi possível graças ao esforço de todos, dos que governam, dos governados e do povo em geral. O que precisamos é fazer dessa Excelência uma marca colectiva e não apenas uma distinção individual.
Excelência Senhor Presidente da República;
Esta crise que vivemos é uma crise que exige de todos nós mais do que porventura estamos a dar até aqui. Hoje mais do que nunca, a Guiné-Bissau precisa de um projecto comum com valores comuns, a reconciliação nacional deve ser uma das prioridades para os próximos tempos para que definitivamente, os guineenses consigam enterrar o machado de guerra e abraçar o desenvolvimento económico e o bem-estar social para o seu merecido povo.
EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA;
ILUSTRES CONSELHEIROS;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;
Antes de terminar, permitam-me deixar uma palavra de apreço e de reconhecimento aos antigos combatentes e aos heróis da luta de libertação nacional, sem eles não estaríamos hoje neste palácio, a eles devemos honra e orgulho.
Viva a Guiné-Bissau
Viva a unidade entre os guineenses
Viva a juventude e as mulheres da Guiné

Viva a Democracia!

1 comentário:

  1. FORTE MENSAGEM! ME EMOCIOUNOU TANTO E AJUDOU-ME A PENSAR EM TRABALHAR MAIS PARA O BEM DA NOSSA QUERIDA NAÇÃO.
    VIVA GUINÉ BISSAU!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público