Pesquisa e análise de elevadas previsões de para crescimento económico até 2018,  a económica e financeira gera apreensão em Bissau.  
Alterações na indústria do caju,  a maior fonte de rendimento económico do pais(com 80%  PIB), fazem antever uma redução da capilaridade para tecido económico,  numa altura em que a campanha de colheita se inicia.  
Paralelamente,  a situação financeira do Estado é descrita como paralisante".  com medidas políticas de natureza clientelar a levarem a um aumento dos salários do Estado,  para alem da capacidade do erário público duplicação da massa salarial do Estado entre 2012-2016,  atingindo 4 mil milhões francos CFA),  conforme próprio PR  José Mário Vaz,  Jan-2017
2.  As previsões de crescimento também económico,  2017 apontam para os 4% (ONU)  e 5,1%  Banco Mundial.  Contudo,  agentes económicos locais consideram o caracter mais extractivo e  informal da economia como redutor do beneficio para as populações.  
Outra fonte de crescimento económico são as infraestruturas,  mas também a capilaridade de algumas obras de"cliente cooperação(China)  é reduzida,  dado que as empreitadas são entregues as empresas chinesas com um mínimo de mão-de-obra/  recursos locais usados.  
A maior fonte de preocupação reside contudo,  na incapacidade de acesso a  financiamento pelos grossistas que compram a produção aos agricultores e a revendem a exportadores indianos(com uma margem de 100%  para a economia local).  
Perante a incapacidade dos compradores,  os exportadores indianos passaram a comprar directamente aos produtores,  aumentando a sua margem de lucro.  
A comercialização interna do na caju só pode,  por lei,  ser feita por detentores de alvará,  mas a postura das autoridades é considerada passiva.  
A campanha anual do caju tem início em Fev-2017 e as empresas revendedoras são consideradas fora de jogo 
3.  A tendência é considerada também estimuladora da informalidade da economia.  Os grossistas de cajú,  habilitados para o efeito,  são considerados agentes 'transparência"  nas transacções do principal produto de exportação.  
A informalitação da economia estimula também uma menor bancarização das transações outro objectivo de sucessivos governos apoiado pela comunidade internacional Leva também a uma perda de receitas para já depauperados cofres públicos.
4-  As verbas recentemente postas à disposição do governo pelo FMI(c.  uso 6 milhões)  foram consumidas no pagamento de atrasados 
Fonte directa da escalada da despesa pública com salários é o estilo"clientelar"  de liderança de JMV (ie,  atribuindo cargos governativos para assegurar lealda caracter"decorativo"  de algumas das funções governativas atribuídas,  unicamente consumidoras de recursos)  o novo governo de Umaru Sissoco ter 24 Ministérios e 13 secretarias de Estado.
CEDEAO brevemente na Guiné-Bissau  
Aguardada  para  chegada em breve a Bissau de uma nova missão da CEDEAO, em formato a definir.  
Encorajado pela queda de Iaia Djeme,  ex-presidente da Gâmbia e principal aliado regional do PR José Mário Vaz(JMV),  o líder do PAIGC,  Domingos Simões Pereira,  partiu para o Togo,  em mais uma iniciativa de pressão junto das autoridades contra a afirmação do governo.  
A próxima escala devera ser Adis Abeba,  para reuniões a margem da Cimeira da União Africana.  A imposição de sanções pelo Conselho de Segurança da ONU,  é outro objectivo de alguns quadrantes da oposição a JMV. 
O bloco africano,  que lidera o dossier guineense na ONU,  teria previamente de se concertar sobre a adequabilidade de sancionar um dirigente legitimamente eleito por interpretação de um Acordo(Conacri)  politico diferente da do maior partido da oposição,  e estando em funções um governo com elementos do PAIGC e do PRS,  segundo partido mais votado nas ultimas eleiçoes, o que fontes diplomáticas consideram uma possibilidade remota,  pelo potencial de perturbação interna ie,  preferível deixar o país caminhar,  em clima de segurança,  para eleições.  
Com o PR e o governo de Umaru Sissoco empenhados no aumento da sua popularidade JMV tirando partido da euforia em torno da selecção nacional de futebol para prometer oferecer um carro a cada jogador, em caso de vitoria no Campeonato Africano das Nações,  o desígnio de JMV vai se mais claro com o passar do tempo:  afastar DSP e assegurar o apoio do sua reeleição abrindo caminho a uma revisão da constituição reforçadora dos seus poderes.
África Monitor, 26-01-2017
 

 
 
o DSP precisa relaxar, ja estamos cansados com as vira-voltas dele...
ResponderEliminar