quinta-feira, 25 de maio de 2017

PRS defende que eventuais sanções podem piorar crise no país

O líder do Partido da Renovação Social (PRS) da Guiné-Bissau, Alberto Nambeia, disse hoje, quinta-feira, não acreditar que as sanções internacionais contra políticos guineenses possam acabar com a crise no país, mas "complicar ainda mais" a situação política guineense.
Em entrevista a Rádio Jovem em Bafatá, no leste do país, Alberto Nambeia afirmou que, em vez de ajudar, as sanções contra dirigentes do país, poderão "complicar ainda mais a situação" de clivagem.
"Entendo que devia ser adoptado outro método, que passaria pelo incentivo ao diálogo e não aplicar sanções", referiu Nambeia, também um dos vice-presidentes do Parlamento guineense.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disse que vai aplicar sanções aos políticos guineenses que estejam a dificultar o cumprimento do Acordo Internacional para acabar com o impasse político no país.
O prazo dado pela CEDEAO termina hoje.
No próximo dia 04 de Junho de 2017, a organização sub-regional tem uma cimeira de chefes de Estado e de Governo na Libéria.
Para o líder do PRS, ainda há espaço para promover diálogo entre as partes desavindas na Guiné-Bissau, sublinhando que a comunidade internacional e o Presidente do país, Mário Vaz, deveriam continuar a explorar vias para o entendimento, sem pensar nas sanções.
"Não creio que seja através de sanções que estaremos a adoptar o método correcto para resolver este problema, pelo contrário poderão complicar ainda mais a situação", sublinhou Alberto Nambeia.
O dirigente deu estas indicações à margem de uma cerimónia pública, na localidade de Contuboel, no leste da Guiné-Bissau, que marcou a adesão ao PRS do académico Tcherno Djaló, ex-candidato presidencial e actual conselheiro político do chefe do Estado guineense, José Mário Vaz.
Djaló anunciou, a semana passada, que deixou de ser militante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Rispito.com/Lusa, 25-05-2017

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público