quinta-feira, 15 de junho de 2017

Comité de Sanções  destaca comportamento exemplar de militares guineenses

O presidente do Comité de Sanções ONU, Elbio Roselli, destacou hoje o comportamento exemplar dos militares da Guiné-Bissau visados com sanções das Nações Unidas, sublinhando que vai transmitir as informações ao Conselho de Segurança.

"Tivemos uma conversa muito sincera e muito direta. Os militares têm um comportamento exemplar, perfeito, é uma questão para se ter em atenção", afirmou.
Questionado pelos jornalistas sobre um eventual levantamento das sanções, Elbio Roselli explicou que não podia dizer nada sobre o assunto, sublinhando que vai transmitir as "informações" recolhidas ao Comité das Sanções e ao Conselho de Segurança da ONU para avaliação.

O presidente do Comité de Sanções das Nações Unidas, Elbio Roselli, chegou na terça-feira à Guiné-Bissau para analisar o impacto das sanções impostas a vários militares guineenses, em 2012, e a evolução da situação política no país.

Em maio de 2012, na sequência do golpe de Estado, o Conselho de Segurança da ONU aplicou sanções aos responsáveis envolvidos na alteração da ordem Constitucional, nomeadamente o general António Indjai, general Mamadu Turé, general Estevão Na Mena, general Ibraima Camará e o tenente-coronel Daba Naualma.

Elvio Roselli termina hoje a visita ao país com um encontro com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz. Durante a sua estada na capital guineense, a missão do Comité de Sanções reuniu-se com os representantes da comunidade internacional no país, sociedade civil guineense, partidos políticos e representantes dos Governo, Supremo Tribunal de Justiça e Parlamento. 
Rispito.om/Lusa, 15-06-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público