segunda-feira, 5 de junho de 2017

Comunicado final de CEDEAO ao que toca Guiné-Bissau

No comunicado final e ao que toca a Guiné-Bissau, a CEDEAO  expressa sua profunda preocupação com a persistência do impasse institucional e da politica na Guiné-Bissau, apesar da assinatura, em 14 de Outubro de 2016, em Conakry, do Acordo de Conakry, visando encontrar uma solução duradoura para o prolongado impasse político no país. 
A Autoridade Elogia  Professor Alpha Condé, Presidente da República da Guiné e Mediador da CEDEAO na Guiné-Bissau, pelos esforços de mediação sustentados. 
O Órgão tomou nota da avaliação da situação feita pelo Comitê Ministerial de Alto Nível na sequência da sua visita a Bissau de 23 a 24 de abril de 2017. 
Tomou também nota da prontidão de todas as partes interessadas para realizar conversações diretas, a fim de garantir Implementação do Acordo Conakry. 
A Autoridade exorta o Presidente da República da Guiné-Bissau a cumprir com as disposições do Acordo de Conakry assim como todas as partes de respeitarem rigorosamente e de cumprirem com os princípios do Acordo. 
Foi nesta base é que a comunidade se decidiu alargar o mandato do ECOMIB por três (3) meses, para permitir a plena implementação do Acordo de Conakry pelas partes.. 
CEDEAO afirma a sua determinação de instituir, se necessário, sanções específicas contra todos os que obstruem a implementação harmoniosa do Acordo de Conakry. 

E, uma vez mais, elogia a não interferência do Exército no impasse político e insiste firmemente para que continue de maneira semelhante. A Autoridade ordena à Comissão que continue avaliando regularmente, Comissão ministerial de nível, dos progressos realizados no respeito e na estrita implementação do Conakry

Enquanto isso, e face a comunicado final de CEDEAO, o Presidente José Mário Vaz, afirmou estar aberto para encontrar uma solução que possa contribuir para a paz e estabilidade no país, convidando todos os guineenses a participarem naquele processo.
"O que posso dizer neste momento é que eu e a Presidência estamos abertos em acolher todas as opiniões, todos os apoios, todas as sugestões, tudo o que possa contribuir para a paz e estabilidade para a Guiné-Bissau. O Palácio está aberto e o Presidente da República também está aberto", disse José Mário Vaz.
O chefe de Estado guineense falava aos jornalistas no aeroporto de Bissau após ter chegado de Monróvia, na Libéria, onde participou na cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
"O mais importante neste momento é encontrarmos a solução que faça este país, definitivamente, um país em que podemos respirar paz e estabilidade, é esse objetivo deste momento", sublinhou.
Para José Mário Vaz, o "importante neste momento" é que os guineenses deem o seu "melhor na busca de uma solução" para a crise política que o país atravessa.
Sem nunca se referir diretamente ao Acordo de Conacri, patrocinado pela CEDEAO, José Mário Vaz afirmou que a saída da crise está nas "próprias mãos dos guineenses".

Lembra-se que em Maio, o Conselho de Segurança da ONU também manifestou preocupação com a prolongada crise política e institucional na Guiné-Bissau e pediu ao Presidente do país, José Mário Vaz, para cumprir o Acordo de Conacri.
Rispito.com, 05-06-2017


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público