quinta-feira, 1 de junho de 2017

Os 15 acusam direcção do PAIGC de instigar manifestações


O grupo de dissidentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), principal partido da Guiné-Bissau, acusou hoje a direção daquela formação política de pretender instalar o caos com recurso aos jovens.
A posição foi hoje assumida numa conferência de imprensa proferida por Tumane Mané e Tomás Barbosa, dois elementos do grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC.

Segundo aqueles dois dirigentes, o PAIGC "caminha para o abismo" devido à ação da sua liderança e "quer instalar o caos" no país, situação que, disseram, não será aceite pelos militantes do partido.
Mané e Barbosa acusaram a direção do partido liderado pelo ex-primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, de estar a instigar os jovens para protagonizarem atos de violência no país, mesmo que seja enfrentando as forças de ordem.
No sábado passado, confrontos registados entre manifestantes do Movimento dos Cidadãos Inconformados com a crise política no país e a polícia provocaram dezenas de feridos, entre os quais sete polícias.
"Não podemos aceitar que o PAIGC seja transformado no instrumento de caos e de desestabilização" do país, enfatizou Tumane Mané.
Tomás Barbosa, que também é atual ministro da Cultura e Desporto, defendeu, por sua vez, que é errado quando os jovens "se deixam instrumentalizar" ao ponto de pensarem que a Guiné-Bissau é a mesma coisa que a Venezuela.
"As realidades são distintas", afirmou Tomás Barbosa, pedindo aos pais para não deixarem os filhos participarem em manifestações "encomendadas", disse.
Rispito.com/DN, 31-05-2017

3 comentários:

  1. Lamentavelmente estes dois dirigentes esqueceram que eles mesmos foram instrumentalizados para votarem contra o programa do paigc,que os elegeu e deu voz. A ingratidao tem limites,porque ate hoje afirmam ser militantes do paigc com todas essa traicao. A historia falara em breve,antes de forjarem a reabertura do que nao esta fechado pessam ao vosso patrao que desolva a ANp

    ResponderEliminar
  2. É vergonha estes dois filhos de putas nao compreenderam k foram eles autores da crise por trairem o seu proprio partido k os elegeu.
    Com k moral falam de instrumentalização se foram formar um grupo de rebeldes para destruir o seu partido?
    O paigc vencedor das eleicoes devia ficar de braços cruzados é vos deixar na burrice arrogancia a trair este povo?
    De geito k o jomav esta a conduzir o pais acham k é normal?
    Olha tenham respeito pelo povo k vos eleigeu tá?
    Fidjos de baletas pa porra...

    ResponderEliminar
  3. Ate pork o Braima camara pode ser presidente do paigc
    Mas a primeira coisa é ir a justiça responder as acusações do caso FUNPI
    Mostrar as guiguis k ñ tem rabo preso no dinheiro do estado k devia ir para cofre do estado.
    Que nao esta ligado a narcotrafico
    Por isso k A.CABRAL no livro entitulado "ARMA DA TEORIA" disse o Ķseguinte: NEM TODA GENTE É DO PARTIDO

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público