quinta-feira, 27 de julho de 2017

DG preocupado com destino a dar madeira cortada e espalhada nas florestas

O destino a dar a cerca de seis mil toros de madeira cortados e espalhados nas florestas da Guiné-Bissau está a preocupar o diretor-geral da Floresta e Fauna, que pediu ao Governo para vender o produto.
Image result for madeira cortada e espalhada nas florestasMamadu Camara disse hoje à Lusa que, perante a moratória ao abate de árvores decretada pelo Governo em 2015, "muita madeira que estava para ser exportada" encontra-se espalhada "um pouco por todas as florestas" do país.

"Será o Governo a decidir, mas enquanto técnico, entendo que a madeira devia ser utilizada para o bem da população e outra parte deveria ser exportada, visto que é muita madeira para o mercado interno", declarou o diretor-geral da Floresta e Fauna.
Para estancar o abate de árvores, o Governo do então primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, decretou, em Abril de 2015, uma moratória de cinco anos, como forma atenuar os riscos que pusessem em causa o equilíbrio ambiental na Guiné-Bissau.

A decisão surgiu numa altura em que centenas de madeireiros nacionais e estrangeiros tinham licenças de exploração emitidas pelas autoridades de transição que geriram a Guiné-Bissau durante dois anos na sequência do golpe militar de 2012.
Image result for madeira cortada e espalhada nas florestasCom a moratória ao abate de árvores, muita madeira que já tinha sido cortada não foi exportada. Em 2015, o executivo falava em cerca de 140 mil toros.
O diretor-geral da Floresta e Fauna afirmou hoje que, do levantamento feito, constatou-se que existem cerca de seis mil os toros espalhados pelas florestas, sobretudo na zona de Mansabá, no centro/norte do país.

Uma outra quantidade encontra-se, em contentores, nas instalações militares em Bissau e ainda na localidade de Safim, arredores da capital guineense, precisou Mamadu Camará.
O pterocarpus violaceus, conhecido na Guiné-Bissau como pau sangue, é a principal espécie cortada e espalhada nas florestas, disse Camará, que ainda não sabe qual a quantidade exata, em metros cúbicos, da madeira em questão.
Rispito.com/Lusa, 27-07-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público