sexta-feira, 21 de julho de 2017

Guiné-Bissau organiza próximo congresso da Educação Ambiental da CPLP

A Guiné-Bissau foi eleita esta quinta-feira país organizador do V Congresso de Educação Ambiental dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar em 2019. A decisão foi tomada no IV Congresso de Educação Ambiental, cujos trabalhos terminam esta quinta-feira na ilha do Príncipe.

Quatro países concorreram à organização do próximo congresso – Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Os dois primeiros acabaram por retirar as suas candidaturas. O presidente da Rede Lusa da Guiné-Bissau, Fernando Saldanha, considerou a “vitória” do seu país como “uma mensagem não só no domínio ambiental, mas, sobretudo, no domínio político”.

Para que possamos organizar um congresso na Guiné-Bissau, o país tem de estar estável politicamente, tem de cumprir normas democráticas. Essa mensagem [que] nós sentimos, vamos levá-la para as nossas autoridades”, disse Fernando Saldanha.
Fernando Saldanha promete mostrar aos delegados ao próximo congresso “a espetacularidade que a natureza oferece”. Em declarações à agência Lusa, o chefe da delegação de Angola ao congresso no Príncipe, César Mário Cassule, afirmou que este país pretende colher experiências dos outros membros da comunidade, tendo em conta que o processo de educação ambiental é um dos grandes desafios do Governo nos últimos anos.

Karélia da Costa, da mesma delegação, disse que Angola tem feito progressos no que respeita à “conscientização ambiental”, que considera como “uma das prioridades”. As autoridades educativas têm realizado ações que passam pela produção do “Manual do Ativista Ambiental” e promovido jornadas e feiras ambientais no quadro do Programa de Educação, Formação e Consciencialização Ambientais (PEFCA).

Adriana Mendonça, diretora nacional de Educação de Cabo Verde, na intervenção em que deu a conhecer algumas ações de educação ambiental realizadas nas escolas, sublinhou, em particular, a importância da educação pré-escolar.

O objetivo deste congresso foi refletir sobre alguns dos principais problemas ambientais da atualidade, à escala global e no contexto de São Tomé e Príncipe, e sobre a importância de que se reveste o ensino experimental enquanto processo promotor de aprendizagens e facilitador de interpretação de fenómenos naturais e riscos ambientais.
Rispito.com/Lusa, 21-07-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público