sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Comissão parlamentar de ética  defende ética e transparência na política

Image result for Comissão parlamentar de ética da Guiné-BissauO presidente da comissão especializada permanente de ética parlamentar da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau defendeu nesta sexta-feira que não se pode pensar em exercer política sem a observância de valores como a ética.
"Todos reconhecemos que hoje em dia não se pode pensar em exercer a política sem a observância de valores como a ética política, a transparência e decoro parlamentar", afirmou o deputado Lassana Seidi.
O presidente daquela comissão especializada falava, no parlamento guineense, na inauguração da exposição "Ética e Conduta parlamentar com N'Tori Palan", baseada no primeiro manual de ética parlamentar elaborado nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.
"A ética política tem a ver com mérito, com o sentido de responsabilidade e a competência", disse, sublinhando que a transparência é uma exigência consequente e a fator fundamental para garantir ou recuperar a confiança dos cidadãos na classe política.
Nesse sentido, disse, a "exposição que hoje se realiza é de importância capital e de muita pertinência no atual contexto do exercício democrático no nosso país".
A Guiné-Bissau criou a sua comissão de ética parlamentar na presente legislatura e tem como atribuições pronunciar-se sobre questões que possam afetar o mandato do deputado, promover o respeito pelo princípio da legalidade no exercício do mandato parlamentar e o respeito pelos princípios e valores éticos, morais e de decoro parlamentar.
A comissão visa também promover a transparência e integridade no exercício de cargos políticos para elevar a confiança da sociedade nos deputados.
A exposição foi organizada com o apoio técnico e financeiro do Pro-PALOP-Timor-Leste no âmbito do Projeto para Reforço das Competências Técnicas e Funcionais das Instituições Superiores de Controlo, Parlamentos Nacionais e Sociedade Civil para controlo das finanças públicas.
A exposição vai estar patente no parlamento até ao final de Agosto, devendo depois ser utilizada para realizar sessões pedagógicas em escolas de diferentes regiões do país.
Rispito.com/RTP Noticias, 11-08-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público