quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Trabalhadores contra privatização do porto comercial da Guiné-Bissau

Image result for Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), Ivo CáO presidente do sindicato dos trabalhadores da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), Ivo Cá, disse que estão "liminarmente contra" a pretensão do Governo de privatizar a gestão do principal porto comercial do país já em setembro.

Fontes do Governo guineense indicaram à Lusa que no próximo mês de setembro o Conselho de Ministros irá anunciar o nome da empresa vencedora do concurso internacional para a gestão do porto de Bissau.

Na disputa são conhecidos a ICTSI, das Filipinas, e a Necotrans, de França.
Image result for Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), Ivo CáQuem vencer ficará com a responsabilidade de pagar uma divida de 5,9 milhões de euros à Tertir (Terminais de Portugal) que ao abrigo da empresa Guiport geriu o porto comercial de Bissau entre 1992 e 1999, ano em que o então governo de transição na Guiné-Bissau rescindiu, de forma unilateral, o contrato de concessão e exploração.
O ministro dos Transportes e Comunicações, Fidelis Forbs, indicou à Lusa, no passado mês de julho, que estava tudo encaminhado e explicado aos trabalhadores sobre os moldes da cedência da gestão do Porto comercial de Bissau.

Hoje, o presidente do sindicato, Ivo Cá, negou que os trabalhadores tenham sido alguma vez informados e pede a intervenção urgente do chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, para evitar o que disse ser um "descalabro iminente" para o próprio país. E sublinha que Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de francos Cfa de 2004 à 2014.

Ivo Cá desmentiu o Governo quando afirma que o porto tem de ser privatizado por ser a única forma de o salvar da bancarrota, desafiou o executivo a apresentar o resultado de um estudo sobre o modelo de gestão e ainda instou o Estado guineense a pagar uma dívida com o porto.

Cá perguntou também ao Governo por que razão é que não avançou para a privatização de outras empresas do setor dos transportes e comunicações, nomeadamente a Guinetelecom, a Sotramar e os Correios, ao invés de querer ceder aos privados e estrangeiros o porto de Bissau.
Rispito.com/DN, 31-08-2017

1 comentário:

  1. Em todo mundo, é totado o sistema de privatizaçao dos portos para melhor, mas, nao entendo, a posiçao de nao querer a privatizaçao dos portos da guine Bissau pelos trabalhadores.

    O que é muito importante para o sindicato como defensor da classe dos trabalhadores, é defender o enquadramento de todos trabalhadores, este deveria ser uma alerta ao governo.

    Mas o que é do meu conhecimento, é o Ministro dos Transportes sempre defendeu que qualquer que venha a ser a decisao de governo seja por concessao ou concurso internacional, o cedido ou vencedor do concurso, mesmo tendo melhor proposta mas que nao enquadra os trabalhadores em causa, nao podera assim passar ou ter a concessao do porto.

    Defender os trabalhadores é o papel preponderante do sindicato mas recusar ou impedir a privatização das infrastruras para melhor, é duvidoso.

    quando que a APGB procedera a dragagem do Porto de Bissau, o balizeamento, forolhagem, pagamento de dividas citadas pelo prsidente do sindicato; é precizo uma estrategia para assim poder ultrapassar estas situaçao, e pensamos que era ou são as prespectivas preconizadas pelo actual governo

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público