quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Umaro Sissoco diz  que Guiné-Bissau já não tem problemas políticos

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse na cidade da Praia, que o país já não tem problemas políticos e que são os próprios guineenses que devem encontrar solução para os seus problemas.
"A Guiné-Bissau já não tem problemas políticos. A crise da Guiné tem de ser ultrapassada pelos próprios filhos da Guiné", afirmou o chefe de Governo guineense à agência Inforpress, no final de um encontro com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, do qual a imprensa não foi informada.

A Presidência da República divulgou posteriormente uma nota com fotos na sua página oficial no Facebook, adiantando que o primeiro-ministro guineense afirmou que o seu país está interessado em reforçar as relações de amizade e cooperação com Cabo Verde.

Para isso, Umaro Sissoco Embaló anunciou que o novo embaixador do país vai ser nomeado ainda esta semana e "apresentará brevemente" as cartas credenciais ao Presidente cabo-verdiano.

À saída de Bissau, Umaro Sissoco Embaló anunciou que foi a Cabo Verde participar na abertura do IV Fórum Mundial sobre o Desenvolvimento Local, mas não foi visto entre as altas individualidades cabo-verdianas e estrangeiras que participaram no evento.

Em declarações à Inforpress, na Praia, o chede de Governo disse que iria "testemunhar a importância deste fórum", que não participaria, mas que deixava alguém a representá-lo.

Mesmo garantindo que o país já não tem problemas políticos, o chefe de governo guineense, que deverá regressar ao país ainda no mesmo dia, considerou ser "bem-vinda a mediação de povos irmãos, como o de Cabo Verde".

Durante a visita relâmpago a Cabo Verde, Umaro Sissoco Embaló terá sido ainda recebido pelo homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, segundo a Inforpress.

"Cabo Verde é a última etapa da minha visita à sub-região (africana). Já estive em todos os países da Comunidade Económica para o Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), Nações Unidas, União Europeia e deixei Cabo Verde para o último, a fim de testemunhar também a solidariedade do povo cabo-verdiano", indicou.

O chefe do governo guineense fez-se acompanhar de uma delegação integrada pelos ministros do Turismo e Artesanato, do Comércio e Promoção Empresarial e do Diretor Geral do Protocolo do Estado.
Rispito.com/Lusa, 18-10-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público