quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Comunicado de Imprensa
A Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com profunda tristeza a atuação desproporcional das Forças de Segurança contra os manifestantes, no âmbito da marcha organizada pelo “Colectivo dos Partidos Democráticos”, quando estes tentavam aceder à Praça dos heróis nacionais.

Esta intervenção desajustada e excessivamente violenta das Forças de Segurança que resultou na detenção de 14 indivíduos, sendo quatro deles posteriormente conduzidos ao hospital devido aos ferimentos sofridos, e mais de uma dezena de feridos até ao momento contabilizados, constitui uma violação flagrante dos direitos fundamentais dos cidadãos e representa uma séria ameaça à democracia e à liberdade de manifestação consignadas na Constituição da República e nas demais leis em vigor no país, em especial a Lei da Liberdade de Reunião e Manifestações.

Neste contexto e considerando que este ato se enquadra numa estratégia política de limitar o exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, a Direção Nacional da LGDH delibera o seguinte:

Condenar veementemente a atuação desproporcional e ilegal das Forças de Segurança que visa única e exclusivamente, coarctar as liberdades de manifestação e de expressão;

Exigir a libertação imediata e incondicional de todos os detidos em conexão com esta marcha;

Exortar o Governo, em particular o Ministério do Interior no sentido de se absterem da pratica de atos susceptíveis de agravar ainda mais o frágil ambiente político vigente;

Alertar os efetivos das forças de segurança sobre eventuais responsabilidades criminais decorrentes do cumprimento de ordens ilegais;

Instar ao Ministério Público a abertura de um inquérito transparente e conclusivo com vista ao esclarecimento cabal das circunstâncias que envolveram este acontecimento e consequente responsabilização criminal dos seus autores; . 

Apelar a todos os atores políticos, sobretudo aos protagonistas da presente crise, maior contenção e moderação evitando declarações públicas capazes de pôr em causa a paz e tranquilidade que o país tanto almeja.

Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos 

Feito em Bissau aos 16 dias do mês de Novembro de 2017

A Direção Nacional

1 comentário:

  1. Há pobre Guiné ,nunde fidjus kubu padi ?é viaja nan ou ...ma kilis ku stala sim, nka fia si elis i guineenses! Pabia fidjus Di Guiné ikim ku tene único interesse Guiné Bissau
    .ma deus igarande,ámen.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público