quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PGR manda arquivar investigações ao assassínio de "Nino" Vieira

Image result for bacari biai guinea-bissau
O Ministério Público da Guiné-Bissau vai mandar arquivar o processo de investigações ao assassínio do ex-presidente João Bernardo "Nino" Vieira, em obediência a uma ordem judicial, anunciou hoje o Procurador-Geral da República (PGR), Bacari Biai.

Segundo Biai, o processo deve ser arquivado porque o Tribunal Constitucional manda que seis meses depois do início de qualquer averiguação em curso no Ministério Público ou há uma acusação ou o processo é arquivado.

Image result for nino vieira guinea-bissauEm declarações à saída de uma audiência com o chefe de Estado, o Procurador  sublinhou que lamenta a directriz do Tribunal Constitucional, pelo facto de determinar que a dedução da acusação ou o arquivamento ocorre de forma peremptória, findo os seis meses de investigações.

"Nino" Vieira foi assassinado na sua residência, em Bissau, na madrugada do dia 02 de Março de 2009, escassas horas após o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, ter sido também assassinado, num ataque com uma bomba, no Quartel-General.

Image result for nino vieira guinea-bissauDesde a altura, vários procuradores-gerais têm assinalado dificuldades na recolha de elementos probatórios dos dois assassínios e agora os dois processos vão ser arquivados, confirmou hoje o PGR.

"Sem provas materiais não se podem deduzir acusações", assinalou Biai, para reforçar que a investigação da morte de "Nino" Vieira não avançou, sobretudo, por nunca ter sido possível ouvir a versão de Isabel Vieira, esposa do falecido presidente, na qualidade de testemunha ocular do assassínio do marido.
Isabel Vieira vive no estrangeiro, desde a morte de "Nino" Vieira. Bacari Biai disse que o Ministério Público já tentou por várias vezes, através de correspondências, inquirir Isabel Vieira, sem sucesso.

O Procurador guineense afirmou que vai arquivar os processos, seguindo a lei, mas sublinhou que não concorda com a directriz do Tribunal Constitucional, a quem, disse, deve ser endossada toda a responsabilidade.
Rispito.com/Lusa, 28-12-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público