quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A GUINÉ-BISSAU LONGE DO FÓRUM ECONÓMICO MUNDIAL DE DAVOS NA SUIÇA

O Forum económico de Davos começou como uma pequena conferência sobre gestãoem 1917. O seufundador,KlausSchwab,desejava introduzir as técnicas de gestão norte-americanas para melhorar o baixo desempenho das empresas europeias. Mas Davos cresceu desmesuradamente desde esse modesto começo.
Nos dias de hoje é um encontro anual que reúne cerca de 3 000 personalidades mundiais, do mundo empresarial,das finanças, e da politica.
Ontem estive acompanhar pela Rdp África no carro de um amigo em Bôr arredores de Bissau que cada empresário que quisesse participar no Forum teria que pagar 4 0 000 Dolares,cerca de 20 milhões de FCFA.

O Forum de Davos descreve a sua missão oficial como ‘’melhorar o estado do mundo.
Tradicionalmente, os Presidentes dos Estados Unidos não participam, salvo erro Bill Clinton em 2000, mas esteano Trump surpreendentemente decidiu participar.
O tema oficial da reunião desteano é: ‘’Criar um futuro compartilhado num mundo fraturado’’
Doze paises africanos estão presentes na 48ª reunião anual do Forum Económico Mundial, que já começou na Suiça,com África do Sul e o Ruanda a liderarem em comitivas numerosas. Angola, Guiné-Conacry, Ruanda, Tunisia, e Zimbabué, fazem-se representarao mais alto nivel.
Politicos africanos deslocaram-se a Davos, na Suiça, onde tentam apresentar os seuspaises de melhor forma aos investidores.
A Guiné-Bissau,e a Guiné- Conakry,não dispõem de um sistema de avaliação de riscos e a sua validade, pela forma como funcionam as suas economias em vários sentidos.
A questãp que se coloca é o seguinte :
·         Porquê que a Guiné-Conakry foi convidado e a Guiné-Bissau não ?
·         Será que se continuemos com bons desempenhos macroeconómicos, e com constantes elogios das instituições de Bretton Woods (FMI,e o Banco Mundial) no próximo Fórum Mundial poderemos estar em Davos ?
O Fórum desteano, espera um número recorde de lideres, incluindo 70 representante de Estados e de Governos e 38 emissários de orgãos internacionais, o que atestabem a importância do actual momento económico .
A representação africana segue esta tendência numa reunião que vise encontrar formas de cooperação internacional essencialmente meio ambiente,e a economia global.
Recorda-se que Angola é o único pais da lingua oficial Portuguêsa a participar neste fórum
O Numero dos lideres Africanos aumentou este ano no fórum de Davos porquê ???
A África é o pulmão do crescimento económico no mundo, os especialistas em economia internacional defendem o investimento europeu  no continente africano com vantagens para ambos.
O que mais condicionou o aumento do convite aos lideres africanos é de que hoje em dia, os empresários da Nigéria,e da Etiopia estão quase emtodas a esfera da economiaeuropeia e americana é uma variavel importante a enaltecer.
Uma outra questão é de que ‘’há uma outra situação única na economia africana’’. Há um enorme endividamento, público e privado, e aomesmo tempo as taxas de juros estão muito baixas, em muitos paises até são negativas. Ao mesmo tempo há muito capital(liquidez), mas os paises africanos não sabem onde coloca-los (as).
Jean KLEBER estudioso em economia Africana disse ontem em Davos, passo a citar ‘’ Não é estranho? Ao mesmo tempo África com tanto potencial-o continente do futuro questionou, afirmando que alguns investidores preferem pôr dinheiro no banco, ás vezes com taxas de juros negativas, do que investir. O continente Africano é a grande reserva para o crescimento do mundo,porque é menosconhecido. Não tem o mesmonivel de maturidade da Ásia, mas a Ásia já esta sobrecarregada de investimento, vamos fazer disto um sucesso em Áfricana. Esta declaração poderá fazer com que muitos investimentos venham para o nosso continente. Oxála que acontece por que estamos a precisar.

Mestre: Aliu Soares Cassmá
OBS: Todasa ideias aqui transcritas, são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)

1 comentário:

  1. Atenção! Só um pequeno reparo neste artigo. Tratando-se provavelmente de um lapso (datilográfico?). O Fórum Económico Mundial (FEM; a designação atual) foi fundado em 1971 e não em 1917. Para as/os interessada/o/s a mais Infos cif., https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Econ%C3%B4mico_Mundial#História, acessado, 24.01.2018.

    Coragem aos nossos jovens quadros. Escrevam!
    Obrigado.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público