segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

AUTORIZADO A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO DO PAIGC

A justiça guineense autorizou hoje a realização, a partir de terça-feira, do congresso do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), que estava suspensa por uma providência cautelar.

O Tribunal Regional do Norte da Guiné-Bissau emitiu hoje um despacho em que suspende os efeitos da providência cautelar intentada por um grupo de militantes do PAIGC, principal partido no Parlamento guineense, disseram à Lusa fontes judiciais.

Sete militantes do PAIGC intentaram uma providência cautelar no tribunal de Bissorã a pedir a suspensão do nono congresso daquele partido, com início agendado para terça-feira.

Aqueles militantes alegaram terem sido injustamente excluídos das conferencias de base que determinaram a escolha dos delegados ao congresso. Na sexta-feira, o juiz Guerra Infanda, titular do processo, aceitou o pedido da providencia cautelar no qual ditava a suspensão do congresso do PAIGC.

No sábado, o líder do partido, Domingos Simões Pereira afirmou que "nada iria impedir a realização do congresso na data prevista". Segundo fontes judiciais, foi admitido hoje um recurso apresentado pela direção do PAIGC que suspende os efeitos da providência cautelar.

De acordo com os procedimentos legais, os autores da providência cautelar têm agora oito dias para apresentar uma contra-alegação. O PAIGC tem sido um dos palcos de tensão política no país nos últimos anos, com a direção partidária a afastar um grupo de 15 deputados eleitos nas últimas legislativas.

As divisões políticas estenderam-se às relações com o Presidente da República, militante do PAIGC, que tem nomeado governos de iniciativa presidencial sem o acordo do principal partido no parlamento, em que obteve maioria absoluta. 

Enquanto isso a presidente do PAICV, Janira Opfer Almada, ja está em Bissau e disse que "Fui muito bem recebida pelos meus Companheiros e Companheiras, que me acolheram de braços abertos neste País e Povo irmãos!
A imagem fotografica demonstra que Já tive a honra de me encontrar, como primeiro ponto da agenda, com o Presidente do PAIGC, o Amigo Domingos Simões Pereira!

Amanhã terei a oportunidade de discursar no IX Congresso do PAIGC, momento que aproveitarei para me dirigir aos Congressistas, relembrando Amilcar Cabral e exaltando o imenso legado do Patriota e Combatente exemplar, na sua visão e nos sentimentos de completa e desprendida entrega às grandes causas dos nossos Povos!

As nossas responsabilidades políticas são imensas, seja no plano interno, seja no contexto regional e internacional dos contributos que temos a prestar e que se espera de nós, neste mundo cada vez mais complexo!

África tem de estar na nossa agenda! Sempre!
E Guiné-Bissau não deixa de ter um papel importante, no contexto de uma maior e melhor integração regional"
Rispito.com/Lusa, 29-01-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público