sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

CONGRESSO DO PAIGC DENTRO DE  POUCOS DIAS

Na Guiné-Bissau o bureau político e o comité central do PAIGC, partido mais votado nas últimas eleições, estiveram reunidos nesta quinta feira na capital, mas ao que tudo incica, o principal órgão de decisão entre os congressos do PAIGC, o pedido de Carlos Gomes Júnior para tomar parte como delegado no próximo congresso do partido, não foi debatido, alias, o assunto não estava na ordem do dia.

Esta é a última reunião do Comité Central antes do congresso que deve arrancar no próximo dia 30 para decorrer até 04 de fevereiro. Ou seja, tudo aponta para que Carlos Gomes Júnior, que liderou o PAIGC durante 12 anos, fique de fora no congresso pelo menos enquanto delegado.

Carlos Gomes Júnior teria mesmo seguido viagem esta quinta-feira de regresso a Lisboa, devendo retornar a Bissau antes do congresso.

Num outro registo, de assinalar que o embaixador dos Estados Unidos de América, Tulinanbo Musinghi, exortou os líderes políticos guineenses a chegarem a um entendimento para acabar com o impasse no país.
Segundo disse, esse entendimento passa pela nomeação de uma figura de consenso para primeiro-ministro de um governo a ser integrado por todos.
Os Estados Unidos apoiariam qualquer figura que for nomeada, desde que mereça o consenso de todas as partes.

Neste momento na Guiné-Bissau, a expectativa é enorme com todos a questionarem quando é que o Presidente José Mario Vaz publicará o decreto que vai anunciar o nome do novo primeiro-ministro.
Rispito.com/RFI, 26-01-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público