sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

José Mário Vaz nomeia responsável interino para 'secreta' do país

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou hoje um novo responsável dos Serviços de Informação e Segurança (SIS, a 'secreta' guineense) em conselho de ministros extraordinário a que presidiu para se inteirar dos incidentes ocorridos na quinta-feira, em Bissau.

A nomeação do coronel Alfredo Vaz para o cargo de diretor-geral interino do SIS foi a principal decisão do conselho de ministros, o segundo ser presidido por José Mário Vaz, e que serviu para analisar o que o governo considera de "falha de comunicação" entre o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló e o ministro do Interior, Botche Candé.

Fontes do governo guineense disseram à Lusa "serem visíveis os desentendimentos" entre o primeiro-ministro e o ministro do Interior sobre a direção do SIS.

Para "pedir esclarecimentos" sobre um incidente que envolveu, na quinta-feira, a Polícia de Intervenção Rápida (PIR), sob o comando o ministro do Interior, e o SIS, organicamente tutelado pelo primeiro-ministro, o Presidente guineense presidiu hoje ao conselho de ministros.

Na reunião, a que assistiram o primeiro-ministro e os ministros, sem os secretários de Estado, José Mário Vaz propôs o nome do coronel Alfredo Vaz, quadro do Ministério do Interior, para interinamente liderar o SIS, no que foi corroborado pelo governo.

Alfredo Vaz vai nomear dois adjuntos da sua confiança.
Rispito.com/Lusa, 05-01-2018

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público