sábado, 27 de janeiro de 2018

TRIBUNAL REGIONAL DE BISSORÃ SUSPENDE O CONGRESSO DO PAIGC

Um tribunal regional da Guiné-Bissau ordenou a suspensão do congresso do PAIGC, principal partido no parlamento guineense, atendendo uma providencia cautelar intentada por um grupo de militantes, disse hoje à Lusa fonte partidária.

Segundo a fonte, a decisão do tribunal regional de Bissorã, que cobre toda zona norte da Guiné-Bissau, vai parar com o processo que ia levar a realização do nono congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde.

O congresso deveria arrancar na próxima terça-feira e decorrer até 04 de fevereiro.
A fonte do partido disse à Lusa que "a situação está a ser analisada" e só depois haverá um pronunciamento.

De acordo com a mesma fonte do PAIGC, os autores da providencia cautelar - militantes de várias zonas das regiões de Oio e Cacheu, norte da Guiné-Bissau -, "alegaram terem sido injustamente excluídos das listas de delegados" ao congresso.

O PAIGC realizou conferências de base entre os meses de novembro e dezembro para a escolha dos 1261 delegados ao congresso.

O partido vive momentos de uma profunda crise interna com militantes e dirigentes devididos em dois grupos. Uns apoiantes da direção outros alinhados com os 15 deputados expulsos do partido em 2015, acusados de indisciplina partidária.
Rispito.com/Lusa, 27-01-2018

1 comentário:

  1. Nunca vi, em todas as clivagens e crises políticas que os partidos enfrentam, igual a esta no seio de um partido libertador. O PAICV, o MLSTP, o MPLA e a FRELIMO sempre souberam ultrapassar as crises internas no espaço razoável. Mas, o PAIGC, após a abertura da democracia no País, sempre viveu e julgo, continuará a viver o sonho de Cabral que nunca se concretizará, porque há lá pessoas com interesses individuais muito radicalizados. Ódios entre camaradas que ninguém reconhece quem é quem. Uma tristeza que só pode parar com a extinção do Partido, julgo eu, e a expurgação por novos ideais e o traçar de novos horizonte quiçá. Posso ser demais pessimista, mas o tempo traçará o caminho desta (in)verdade.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público