terça-feira, 10 de abril de 2018

Angola vai retomar projetos de exploração de Bauxite 

Image result for bauxite de farim guinea bissauO segundo vice-presidente do parlamento de Angola, Higino Carneiro, disse hoje que os projetos de exploração da bauxite e no setor agrícola na Guiné-Bissau "vão avançar".

Em declarações aos jornalistas no final de um encontro com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, Higino Carneiro afirmou que manifestou o interesse de Angola em "continuar a desenvolver os projetos", que tiveram início em 2007 com a assinatura do acordo bilateral de cooperação. Na altura, Angola trouxe para a Guiné-Bissau duas empresas para desenvolver atividade no ramo mineiro e no ramo da agricultura e indústria.

"Dei-lhe nota de que estão neste momento aqui em Bissau responsáveis que estão a trabalhar com funcionários ligados ao projeto da Bauxite Angola, um minério a subtrair daqui, e também de um outro projeto ligado à castanha de caju. O que nós na verdade queremos transmitir é que os projetos vão avançar", afirmou, aos jornalistas, Higino Carneiro.

O segundo vice-presidente do parlamento angolano chegou hoje a Bissau, tendo mantido encontros com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, o chefe de Estado guineense, e com o atual primeiro-ministro, Artur Silva, com que assinou em 2007 o primeiro acordo de cooperação bilateral. O projeto de exploração da bauxite na Guiné-Bissau está orçado em mais de mil milhões de dólares.

A cooperação entre os dois países foi suspensa em abril de 2012, na sequência de um golpe militar ocorrido em Bissau, que levou à saída forçada do contingente do exército angolano estacionado na Guiné-Bissau, Missanga. 
Rispito.com/Lusa, 10-04-2018

1 comentário:

  1. Mas como Angola conseguiu este projeto ? Concurso publico ? Ganhou este concurso ?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público