domingo, 15 de abril de 2018

ECOMIB MANTÉM EM BISSAU PARA ASSISTIR O SÉTIMO PRIMEIRO-MINISTRO DA MESMA LEGISLATURA

Related imageOs soldados da Ecomib, força de manutenção da paz de países de África Ocidental, estacionados na Guiné-Bissau desde 2012 vão permanecer no país até 30 de Junho próximo, anunciou a organização em comunicado divulgado neste sábado 14 de Abril em Lomé, Togo.

Aquela força composta inicialmente por cerca de 700 soldados do Senegal, Burkina-Faso, Togo e Nigéria deveriam ter abandonado a Guiné-Bissau a 31 de Março, mas na raunião de Lomé os líderes da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiram pela sua permanência até Junho.

A decisão foi tomada numa cimeira extraordinária realizada no Togo em que se falou da situação política na Guiné-Bissau, tendo sido anunciado o nome do sociólogo Aristides Gomes como a pessoa a ser indicada novo primeiro-ministro guineense.

Durante a reunião apresentou-se a proposta de três nomes para ocupar a função do primeiro-ministro e consequentemente organizar as próximas eleições legislativas, nomeadamente, o atual primeiro-ministro, Artur Silva, Martinho N’Dafa Cabi e Aristides Gomes.
O Presidente guineense, José Mário Vaz, comprometeu-se em nomear Aristides Gomes, que já foi primeiro-ministro do país, entre Novembro de 2005 a Abril de 2007, através de um decreto presidencial na próxima terça-feira.

O comunicado da cimeira de líderes da CEDEAO exorta as forças de segurança guineenses a continuarem a garantir a paz e a segurança do país.
As forças da ECOMIB estão na Guiné-Bissau desde 2012 na sequência de um golpe de Estado militar e têm a missão de garantir a segurança e proteção aos titulares de órgãos de soberania guineenses.

Quanto ao futuro primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, de 63 anos, é um conhecido político, quadro do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que já foi vice-presidente.
Em 2008, Aristides Gomes, considerado na altura 'delfim' do então Presidente João Bernardo 'Nino' Vieira saiu do PAIGC, em divergência com a direção, para fundar o PRID (Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento).
Depois de novas divergências com os militantes do PRID, Aristides Gomes, regressa ao PAIGC em Março de 2013, estando neste momento no gabinete estratégico daquele partido.

De volta à Bissau Presidente da República falou aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira,  confirmando a escolha da figura de Aristides Gomes para o cargo do Primeiro-ministro, tendo anunciado, no entanto, a exoneração de António Augusto Artur Silva atual Primeiro-ministro.

Na próxima terça-feira será nomeado primeiro-ministro guineense, segundo o comunicado da cimeira de líderes da CEDEAO, com a missão exclusiva de liderar um governo que irá organizar as eleições legislativas no dia 18 de Novembro deste ano.
Rispito.com/Lusa, 15/04/2018


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público