quarta-feira, 23 de maio de 2018

Senegal saúda avanços políticos e deposita confiança nas próximas eleições

Image result for penda mbow senegalA representante do presidente do Senegal na Organização Internacional da Francofonia (OIF), Penda Mbow, disse em Bissau que o seu país constata "avanços significativos" no processo político guineense e deposita confiança nas eleições legislativas de 18 de Novembro.

Enviada especial do presidente senegalês, Macky Sall, Penda Mbow foi recebida terça-feira em audiência pelo líder guineense, José Mário Vaz, a quem disse ter transmitido a "satisfação do Senegal pelos avanços registados" na Guiné-Bissau nos últimos meses.

Apontou o consenso alcançado entre os atores políticos e que permitiu a nomeação de um primeiro-ministro e a formação de um governo inclusivo que agora vai preparar as eleições legislativas, disse.

"Viemos partilhar com o Presidente o nosso optimismo porque o que vimos dá-nos confiança para esperar que as eleições vão decorrer na melhor das condições", afirmou Penda Mbow a saída da audiência com José Mário Vaz.

A representante do Senegal na OIF destacou ter constatado "uma vontade inequívoca" de atores guineenses para que as eleições legislativas tenham lugar no dia 18 de Novembro, conforme marcadas pelo chefe do Estado, disse.

Mbow abordou também com José Mário Vaz "alguns aspectos técnicos", nomeadamente o recenseamento eleitoral, a reforma da legislação eleitoral e o financiamento do processo, tendo, neste particular, apelado à comunidade internacional no sentido de acompanhar a Guiné-Bissau.

A dirigente senegalesa acrescentou que a sua organização vai apoiar a Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense na formação de técnicos.
Rispito.com/Angop, 23-05-2018

Sem comentários:

Publicar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público