sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Braima Camará e Nuno Nabian pedem a PR guineense demissão do primeiro-ministro 

Os dirigentes partidários guineenses Braima Camará e Nuno Nabian exigiram ao Presidente do país que demita o primeiro-ministro, Aristides Gomes, a quem acusam de incapacidade para organizar eleições legislativas e se ele não sair, vamos organizar marchas até que o Presidente o demita", declarou Nuno Nabian, presidente da APU-PDGB (Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau), durante uma conferência de imprensa, que decorreu ao final da tarde em Bissau.

Braima Camará, líder do Madem (Movimento da Alternância Democrática, partido recém-criado por dirigentes e militantes saídos do PAIGC), disse que o primeiro-ministro está a "forjar a realizações de eleições da forma como o tem feito" para "tirar dividendos políticos".
"Aristides Gomes quer ser o candidato do PAIGC nas eleições presidenciais", que devem ter lugar no próximo ano, defendeu Braima Camará.

O líder da APU-PDGB, partido que até recentemente estava alinhado com o PAIGC (vencedor das legislativas de 2014), observou que Aristides Gomes quer realizar eleições "à pressa no dia 18 de novembro, mesmo sabendo que tal não será possível".
"Organizar eleições no dia 18 de Novembro é favorecer os partidos grandes, sobretudo o PAIGC", sublinhou Nuno Nabian, que fez questão de frisar estar do lado dos partidos que "reclamam pela verdade eleitoral e o cumprimento das leis" da Guiné-Bissau.
O dirigente da APU-PDGB exortou a comunidade internacional "a não se imiscuir nos assuntos internos" do país, observando que a Guiné-Bissau "tem leis que devem ser respeitadas".

A imagem pode conter: 3 pessoasA conferência de imprensa, realizada num espaço de diversão juvenil de Bissau, contou com as presenças de vários dirigentes partidários, nomeadamente os antigos ministros Botche Candé e Victor Mandinga.

O recenseamento eleitoral para as eleições legislativas, que a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) quer que sejam realizadas "sem falta no dia 18 de Novembro", começou nesta quinta feira.
Os primeiros guineenses a fazer o recenseamento foram o Presidente do país, José Mário Vaz, e o primeiro-ministro, Aristides Gomes.
Rispito.com/DN, 21-09-2018

1 comentário:

  1. UM GESTO POLÍTICO MUITO MAU E TRISTE

    Aliançar-se hoje com O FULANO CONTRA O BELTRANO, amanhã com O BELTRANO CONTRA O SICRANO, depois de amanhã com O SICRANO CONTRA O FULANO e assim de seguida sem parar, não inspira confiança em circunstância e situação nenhuma de vida em geral para ninguém e pelo ninguém.

    E na política, é das mais claras expressões da ATITUDE E do COMPORTAMENTO POLÍTICOS de pessoas desprovidas de quaisquer PRINCÍPIOS em que se deve trabalhar aí. São OPORTUNISTAS de pior espécie, as pessoas que assim agem na política. Por isso, não devem merecer confiança nenhuma e de ninguém.

    E o Sr. Nuno Nabiam com o seu APU (espero que ele se corrija), com este seu gesto (ato) político público reportado neste artigo cá comentado, acaba de dar o passo com vista à adesão ao “Clube” dos que têm vindo a agir deste MODO OPORTUNISTA na nossa praça pública, desde e depois da eclosão deste presente caso e vaga de instabilidade político-institucional a 12 de Agosto de 2015. Situação já velha de 3 anos e 22 dias hoje neste nosso país do POVO BOM que é a Guiné-Bissau.

    E o resultado de tudo?! Resposta: zero! Ou seja, apenas mais um bocadinho de imporão do país inteiro para ainda mais atraso no caminho da resolução dos seus muitos e tantos quantos problemas de (re)construção (desenvolvimento), aí amontoados a perder de vista de ano para ano.

    Por isso, agindo assim agora, o Sr. Nuno saí de uma POSTURA POLÍTICA NOBRE E DE HONRA assumida até aqui, para uma POSTURA MUITO IGNÓBIL, DESONROSA E MÁ. Foi atraído para o mau caminho dos que ele próprio tem combatido até aqui, em vez do contrário! Muita fraqueza e pequenhez da sua parte. Por isso, um gesto (ato) político muito mau e triste. Pena.

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público