quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Pequim vai continuar a apoiar Bissau na agricultura e saúde 

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que a China quer continuar a trabalhar com a Guiné-Bissau e aumentar a cooperação nos setores agrícola e da saúde, noticia  a Xinhua.

Segundo a agência oficial chinesa, Xi Jinping falava aos jornalistas depois de um encontro com o seu homólogo guineense, José Mário Vaz, que regressa na madrugada de sexta-feira a Bissau.

O Presidente chinês disse que vai continuar a trabalhar com a Guiné-Bissau através do Fórum de Cooperação China-África e do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa com o "objetivo de traduzir a amizade em mais resultados de cooperação".

"A China aprecia a posição firme da Guiné-Bissau sobre a política de Uma Só China, apoia o país na exploração de um caminho de desenvolvimento de acordo com as condições nacionais e respeita a opção independente de seu povo", disse Xi Jinping, citado pela Xinhua.

Sem referir-se diretamente à situação política interna do país, o Presidente chinês disse que o seu país está satisfeito com os recentes progressos positivos na situação da Guiné-Bissau.
No final do encontro, os dois líderes assistiram à assinatura de documentos de cooperação bilateral.

O presidente guineense deslocou-se a Pequim para participar na terceira cimeira do Fórum de Cooperação China-África, que decorreu na segunda e terça-feira, na capital chinesa.
Rispito.com/Xinhua, 06-09-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público