segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Angola apoia com um milhão de dólares eleições legislativas da Guiné-Bissau

Image result for bandeiras de angolaO Governo de Angola assinou hoje com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) um financiamento de um milhão de dólares para apoiar a realização de eleições legislativas na Guiné-Bissau, previstas para 18 de novembro.
"O executivo angolano decidiu contribuir no financiamento das eleições legislativas da Guiné-Bissau de 18 de novembro com o montante de um milhão de dólares americanos sob forma de donativo, mediante um acordo entre Angola e o PNUD", afirmou o embaixador angolano em Bissau, António Rosa.
Segundo o diplomata, a decisão das autoridades angolanas foi tomada na "perspetiva de ajuda à saída da crise institucional que assola a Guiné-Bissau há mais de três anos, com vista à implementação do Acordo de Conacri e o Roteiro de Bissau e tendo em conta que a crise política e institucional teve profundos reflexos na economia e constitui um fator de limitação da capacidade de financiamento do próprio Estado".
António Rosa, que falava durante a cerimónia de assinatura do acordo de financiamento na sede das Nações Unidas em Bissau, salientou também que perante a determinação das autoridades guineenses para realizar eleições, e tendo em conta os "laços de amizade e cooperação", Angola, à "semelhança dos demais parceiros internacionais, não podia ficar indiferente".
O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, José Viegas Filho, afirmou que as eleições legislativas de 18 de novembro visam levar o país para "longe da instabilidade que caracterizou o passado".
Presentes na cerimónia estiveram também o presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambu, e a ministra da Administração Territorial guineenses, Ester Fernandes, que agradeceram o donativo.
A Guiné-Bissau tem eleições legislativas marcadas para 18 de novembro, mas atrasos no processo eleitoral, incluindo no início do recenseamento, tem provocado críticas dos partidos políticos sem assento parlamentar e da sociedade civil.
Rispito.com/RFI, 01-10-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público