segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Guiné-Bissau subiu uma posição no Índice Ibrahim de Boa Governação 

Image result for Guiné-Bissau subiu uma posição no Índice Ibrahim de Boa GovernaçãoA Guiné-Bissau subiu uma posição para o 42º. lugar no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018, confirmando a tendência positiva da última década, segundo o relatório divulgado
O país recuperou o 42º. lugar perdido em 2017 mesmo acumulando 40,2 pontos numa escala de 100, valor inferior aos 41,3 pontos do ano passado.

O relatório deste ano mostra uma ligeira recuperação na categoria de Segurança e Estado de Direito, mas declínios nas categorias de Participação e Direitos Humanos, Desenvolvimento Económico Sustentável e de Desenvolvimento Humano.

Alguns dos indicadores considerados mais positivos são a independência do poder judicial ou a legislação ambiental, mas são registados retrocessos em áreas como a liberdade de expressão e de associação ou acesso a terra e terras e água para a agricultura.

As autores do estudo notam que a Guiné Bissau é um dos quatro países dos últimos dez do índice que mostraram progresso, mesmo pequenos, na subcategoria de Transparência e Responsabilidade.

O Índice Ibrahim de Governação Africano (IIAG) mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.

Este ano a informação foi recolhida junto de 35 fontes oficiais e usada em 102 indicadores, dos quais 27 para a categoria de Segurança e Estado de Direito, 19 para Participação e Direitos Humanos, 30 para a categoria de Desenvolvimento Económico Sustentável e 26 para Desenvolvimento Humano.
Rispito.com/Lusa, 29/10/2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público