segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Timor Leste apoia processo eleitoral guineense

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livreTimor-Leste volta a apoiar a Guiné-Bissau no âmbito dos preparativos para as legislativas e presidenciais de 2019. O chefe de executivo considerou que se trata de um contributo "muito importante" que servirá igualmente para acelerar o recenseamento eleitoral no país.
À semelhança do que fez em 2014, Timor Leste volta a apoiar financeiramente o processo eleitoral na Guiné-Bissau. Esta segunda-feira, um representante do governo timorense, Tomás Cabral, entregou e ao primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, um cheque de cerca de 500 mil dólares americanos para custear a manutenção dos equipamentos do registo biométrico de eleitores, 150 kits, verba de apoio ao processo eleitoral, e dinheiro para preparar as presidenciais de 2019.

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, considerou ser “muito importante” o apoio de Timor-Leste, um país distante, mas irmão da Guiné-Bissau, por serem apoios que vão ajudar a acelerar o recenseamento eleitoral.

Aristides Gomes afirmou ainda que com a recuperação dos kits de Timor Leste a dúvida sobre a lisura do recenseamento será dissipada, pois haverá material suficiente para recensear todos os potenciais eleitores.

Entretanto a greve dos agentes das mesas do recenseamento, que reclamavam o pagamento pelo seu trabalho, já está ultrapassada com o pagamento, na sexta-feira da verba que estes últimos exigiam.

Fonte do GTAPE, disse à RFI que a questão agora é convencer os agentes do recenseamento a aceitarem os valores que o Governo quer pagar para os 30 dias prorrogados para o recenseamento eleitoral.

É que o primeiro-ministro faz saber que o governo não estará em condições de pagar aos brigadistas o mesmo valor que foi pago para os primeiros 30 dias do recenseamento.
Rispito.com/RFI, 29-10-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público