quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CEDEAO quer eleições legislativas na Guiné-Bissau até final de janeiro de 2019

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pediu a realização de eleições legislativas guineenses até final de janeiro e que a data seja conhecida até à próxima cimeira da organização, no dia 22 de dezembro.

"A delegação ministerial [da CEDEAO] reafirma a necessidade urgente de se fixar a data das eleições que deverão realizar antes do final de janeiro de 2019. Aquela data deverá ser conhecida antes da próxima cimeira [de chefes de Estado e de Governo] da CEDEAO, a 22 de dezembro", refere o comunicado final da visita que uma missão ministerial da organização realizou hoje a Bissau.

No comunicado, a missão ministerial da CEDEAO, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, refere também "grande surpresa" e "incompreensão total" com as medidas tomadas para parar o processo eleitoral em curso, num momento em que, "em resposta aos pedidos de certos atores políticos e do Governo, uma equipa de auditores da organização foi destacada para assegurar a transparência do processo".

"A delegação convida as autoridades a levantar os bloqueios e a retomar o processo eleitoral e a finalizar o recenseamento, bem como as outras etapas do processo", salienta o comunicado.

A CEDEAO felicita os progressos alcançados, nomeadamente no recenseamento eleitoral, indicando que já estão registados 95% dos eleitores, ou seja, cerca de 800.000 dos 900.000 previstos.

A organização, que tem mediado a crise política na Guiné-Bissau, manifestou também "muita preocupação" com o clima político no país, marcado por acusações sobre alegadas irregularidades no recenseamento.

Durante a vicia a Bissau, a delegação reuniu-se com o Presidente guineense, José Mário Vaz, o primeiro-ministro, Aristides Gomes, e o Procurador-geral da República.

A CEDEAO não esteve reunida com as delegações da União Europeia, União Africana, Nações Unidas e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estavam inicialmente marcadas para dia 18 de novembro, mas dificuldades na preparação do processo, nomeadamente atrasos no recenseamento eleitoral, levaram ao adiamento do escrutínio.

O recenseamento eleitoral também está a ser polémico e o Ministério Público guineense está a investigar alegadas irregularidades no processo.

No âmbito daquela investigação, o Ministério Público ordenou a suspensão dos trabalhos de recenseamento eleitoral, requisitou às forças de segurança para controlar as entradas e saídas do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral e para interditar a entrada de pessoas não autorizadas no edifício da GTAPE.

Na terça-feira, a Procuradoria-Geral da República emitiu um comunicado à imprensa no qual afirma que nunca suspendeu o recenseamento eleitoral e que apenas ordenou a suspensão dos trabalhos do servidor principal.

Em resposta ao comunicado da Procuradoria-Geral da República, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, pediu ao Ministério Público para libertar as instalações do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral para que o recenseamento eleitoral prossiga.
Rispito.com/Lusa, 12-12-2018

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público