domingo, 23 de dezembro de 2018

COMUNICADO FINAL DE CEDEAO SOBRE GUINÉ-BISSAU

Image result for conferencia de cedeao em abujaA Quinquagésima Quarta Sessão  Ordinária  da Conferência dos Chefes  Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foi realizado no dia 22 de Dezembro de 2018 em Abuja, República Federal da Nigéria. Sob a presidência de Sua Excelência o Sr. Muhammadu BUHARI, Presidente da República Federal da Nigéria, Presidente em exercício da Conferência.

No  que toca a Guiné-Bissau, a Conferência tomou nota do relatório do Comité Ministerial de Acompanhamento e expressou com muita preocupação sobre o atraso na realização das eleições legislativas motivado principalmente pelos problemas técnicos relacionados com a indisponibilidade de kits eleitorais, bem como as dificuldades causadas por determinados atores políticos que provocaram atrasos no processo de recenseamento eleitoral.

A Conferência anotou a decisão presidencial expressada num decreto, sobre a nova data das eleições legislativas e insta todos os atores envolvidos no processo eleitoral a trabalharem pela efetiva realização de eleições no dia 10 de Março de 2019, conforme o decreto presidência. E reafirma a necessidade de manter o governo consensual na sua forma e composição atual, para conduzir o processo eleitoral em curso.

A Conferência manifestou a sua gratidão aos Estados e organizações que prestaram apoio técnico e financeiro à organização das eleições legislativas na Guiné-Bissau e solicita a Comissão no sentido de reforçar o seu apoio técnico ao bom desenrolar do processo eleitoral.

Insta à todos os intervenientes políticos da Guiné-Bissau a permanecerem fiéis e dar seus totais empenhos na implementação do roteiro adotado em 14 de Abril de 2018 em Lomé.

A Conferência mandata o Presidente em exercício impor sanções sob a proposta do Presidente da Comissão contra actores políticos e outros que violarem o bom funcionamento do processo eleitoral.

A Conferência expressa os seus sinceros parabéns a Sua Excelência, o Sr. Muhammadu BUHARI, Presidente da República Federal da Nigéria, pelo seu compromisso inabalável com a integração regional e pela liderança exemplar que demonstrou na condução dos assuntos da Comunidade.

Feito em Abuja em 22 de Dezembro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público