terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Guiné-Bissau está a transformar-se numa terra sem lei

Guiné-Bissau: os eleitores terão mudado de comportamento ?O analista político Rui Landim defendeu que a Guiné-Bissau está a transformar-se numa terra sem lei, onde os que deviam proteger os bens do Estado compram-nos, perante a passividade do Ministério Público.
Falando num seminário sobre corrupção no país, Rui Landim, orador do tema probidade e integridade na vida pública, teceu duras críticas aos servidores do Estado, acusando-os de estarem a desmantelar "o que ainda resta da Guiné-Bissau como uma nação em construção".
Segundo Landim, na Guiné-Bissau de hoje o cartão de militante de um partido "vale mais que o bilhete de identidade" para se ter um emprego na administração pública.
"Todos estes diretores-gerais foram nomeados por causa da sua filiação partidária", notou Rui Landim, comentador de assuntos políticos na rádio Capital FM de Bissau.
O analista falava no âmbito do seminário sensibilização contra a corrupção no país, com destaque para o comportamento dos servidores públicos, lançada desde setembro pela associação guineense anticorrupção, liderada por Joel Fernandes, professor de direito na Universidade Jean Piaget de Bissau.
Para Rui Landim, o comportamento dos dirigentes políticos guineenses faz com que o país esteja a caminhar para o abismo.
"A Guiné-Bissau transforma-se numa terra sem lei. Já não há mais Estado. Não tarda nada, isto vira um pandemónio", defendeu o analista.
"Não tarda nada, por este andar, nem vamos precisar sequer de ter Governo, Parlamento, Presidente da República e muito menos Ministério Público", enfatizou Rui Landim.
Segundo considerou, aquela instituição judicial "anda a brincar com os guineenses", pela forma como "fecha os olhos à corrupção" que disse grassar no país.
Rui Landim questionou a passividade do Ministério Público perante "aqueles servidores públicos que fazem negócios com o próprio Estado".
As recomendações do seminário, que termina na quarta-feira, serão publicadas pela associação e ainda remetidas para a delegação das Nações Unidas em Bissau, financiadora da iniciativa, para o Governo, Parlamento e Ministério Público, disse à Lusa Joel Fernandes.
Rispito.com/Lusa, 18-12-2018

2 comentários:

  1. Senhor comentarista, não existe a verdade mais do que isso.A politica, o nepotismo são entre os principais males que afetam negativamente o sector laboral do país.Nunca o cartão de militância possa substituir um diploma, assim como amizade, substituir competência. Ditas por outras palavras, as nomeações devem obedecer critérios de selecção dos mais capacitados. Só assim é que o país possa caminhar para o tão almejada progresso que alguém sonhara.

    ResponderEliminar
  2. Sim a Guiné BISSAU ESTA SE TRANFORMADO NUM país sem lei porque os nossos governantes ainda nao sabem qual o seus direitos quanto ao povo,e o povo ainda esta com muitas dificulidades de enteder os seus direito perante o politicos.Quando é assim estamos apreste aminar um estado democratico onde neste estado quem manda sao as leis.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público