quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Comunicação Social pública da Guiné-Bissau sem meios para cobrir campanha 

Image result for rdn guine bissauOs órgãos de comunicação social estão com "imensas dificuldades" para fazer a cobertura das legislativas. Além da falta de material, queixam-se da falta de meios financeiros para chegar aos locais.
A Agência de Notícias da Guiné-Bissau, o jornal “Nô Pintcha” e a Rádio Nacional alertaram esta quarta-feira que não têm meios para cobrir a campanha eleitoral para as eleições legislativas de 10 de março no país.

Na verdade, a Rádio Nacional não está a desempenhar de maneira cabal aquilo que era desejável em relação à cobertura das eleições. Não obstante a entrega da lista das necessidades há vários meses, até este momento o Governo não disse nada e a rádio não tem condições materiais e financeiras para cobrir” a campanha eleitoral, disse Wilson Mendonça, diretor de antena daquela emissora.

A campanha eleitoral para as eleições legislativas arrancou no sábado. Candidataram-se ao escrutínio 21 partidos políticos, que estão a realizar ações de campanha em todo o território nacional.

“A rádio não tem viaturas, são 21 partidos que se estão a desdobrar por todo o país, alguns com mais frequência e outros com menos frequência, mas estão a fazer alguma coisa e nós perante esta situação não temos como fazer, na ausência de meios”, lamentou Wilson Mendonça.

Image result for jornal no pintchaAdulai Djaló, diretor de Informação do jornal “Nô Pintcha”, disse também estar com “imensas dificuldades” para fazer a cobertura da campanha eleitoral.

“À semelhança do que acontece na rádio e televisão pública, no Nô Pintcha é pior. É considerado o parente pobre da comunicação social estatal”, afirmou Adulai Djaló, salientando que além de falta de material, não tem meios financeiros para fazer chegar os seus jornalistas aos locais da campanha.
O diretor de Informação disse que o Estado ainda não disponibilizou meios e que também está a ser difícil saber as movimentações dos partidos políticos, que também não estão a convidar os jornalistas para os acompanhar.

“A agência tem estado a enfrentar muitas dificuldades. Não há meios de deslocação, logísticos”, afirmou Salvador Gomes, diretor da Agência de Notícias da Guiné-Bissau.

Salvador Gomes lamentou também que os partidos políticos não estejam a ajudar.

“Normalmente, em campanha, os partidos políticos informam onde vão estar e mostraram disponibilidade para levar o jornalista, mas este ano nem isso está a acontecer”, disse à Lusa Salvador Gomes.
Rispito.com/Lusa, 20-02-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público