quarta-feira, 21 de agosto de 2019

EUA disponíveis para ajudar Guiné-Bissau a realizar eleições presidenciais

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em péEmbaixador dos EUA para a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, disse que o seu país está disponível para apoiar as autoridades guineenses na organização das eleições presidenciais, a 24 de novembro.
O embaixador dos Estados Unidos para a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, disse esta terça-feira que o seu país está disponível para apoiar as autoridades guineenses na organização das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

“Estamos a ver como manter o foco para ir até às eleições presidenciais, que vai incluir selecionar vários candidatos, mas para vermos como os Estados Unidos podem apoiar este processo financeiramente, mas também apoiar moralmente o processo até atingirmos o dia 24 de novembro”, afirmou Tulinabo Mushingi.

O embaixador, que vive em Dacar, falava aos jornalistas depois de um encontro com o presidente guineense, José Mário Vaz.

O diplomata explicou aos jornalistas que também está a medir os “problemas potenciais” que possam impedir o processo e salientou que não é possível fazer um novo recenseamento, porque não há tempo.
“Vamos pedir aos diferentes partidos políticos para respeitarem o que temos como positivo e continuar a avançar nesse sentido”, salientou.

O diplomata disse também saber que é preciso incluir 25.000 eleitores nos cadernos eleitorais, que ficaram de fora nas legislativas devido a problemas técnicos.
“Isso talvez seja um problema real e que pode ter soluções, mas não podemos começar do zero para atingir o nível do mês de dezembro”, sublinhou.

Durante a sua visita a Bissau, o embaixador dos Estados Unidos reuniu-se com as autoridades guineenses, tendo ainda previsto para esta terça-feira encontros com os principais partidos políticos do país.
A Guiné-Bissau vai realizar eleições presidenciais a 24 de novembro.

O partido líder da oposição na Guiné-Bissau, o Movimento para a Alternância Democrática, e o Partido da Renovação Social têm pedido a realização de um novo recenseamento para as eleições ou uma atualização dos cadernos eleitorais.
Rispito.com/Observador, 21-08-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público