sexta-feira, 6 de setembro de 2019

JOMAV PROMETE RESGATAR A LIDERANÇA DO PAIGC NAS MÃOS DE DSP

A imagem pode conter: 1 pessoaO Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz promete resgatar a liderança do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) das mãos de Domingos Simões Pereira e derrota-lo nas próximas eleições presidenciais de 24 de novembro.

Mário Vaz que é militante do PAIGC, mas entrou em rota de colisão com o partido desde de Agosto de 2015, falava esta quinta-feira, 05 de setembro de 2019, na cerimónia de posse do diretor nacional de campanha e do mandatário da sua candidatura, Botche Candé e Eduardo Sanha, respetivamente.

Perante o seu movimento de apoio e membros do seu gabinete, o Presidente guineense fez lembrar a líder do PAIGC, Simões Pereira, que deve saber que o partido é dos verdadeiros militantes e simpatizantes e não de certo grupo de pessoas.

Em tom de crítica, Jomav como é conhecido o Presidente guineense, não escondeu o seu desacordo com a postura tomada pela direção do partido de expulsar um grupo dos militantes, sob alegacão de violação da disciplina partidária na votação do programa de governo.

Durante a sua longa intervenção, Vaz que terminou o seu mandato no passado dia 23 de junho, revela que durante 5 anos como Presidente da Republica sempre lutou pelo interesse e bem-estar do povo guineense.

A ocasião serviu para Jomav mostrar confiança na sua reeleição para o cargo e realçou o apoio e a contribuição de Botche Candé, o seu conselheiro, Eduardo Sanha, antigo ministro da Defesa Nacional e Biaguê Na Ntan, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), na estabilização do país durante o seu mandato.

As divergências entre Mario Vaz e Simões Pereira são antigas. Primeiro, José Mário Vaz, que foi apoiado pelo PAIGC para chegar à Presidência da República, e depois, demitiu o Governo de Domingos Simões Pereira, em agosto de 2015, alegando estar na posse dr evidentes da corrupção, no executivo, e a falta de confiança mútua com o então chefe do Governo.

Depois, seguiram-se várias trocas de acusações e de argumentos entre os dois, até que, o PAIGC voltou a ganhar as eleições legislativas em março de 2019. José Mário Vaz recusou a nomeação do seu oponente, Domingos Simões, argumentando que não havia condições para uma coabitação, mesmo estando a poucos dias do fim do seu mandato presidencial.
Rispito.com/AC, 06-09-2019

2 comentários:

  1. Jomav, por favor arranje outro outros argumentos para enganar o Povo da Guiné-Bissau! Depois de tudo o que você fez, de negativo, durante estes 5 anos ainda tem a ousadia de dizer que fez tudo para o bem estar daquele Povo? Acusou o DSP e o seu Governo de Corrupção, por isso o(s) demitiu...e os outros 4 primeiros-ministros da sua iniciativa? Você disse que Água, Electricidade (Luz), Ensino, Salários em dia...não era nada! Durante estes 5 anos do seu Mandato, o que foi feito de melhor? Pelo contrário, todos os ganhos voltaram na(para) estaca ZERO! A Corrupção e o Nepotismo subiram em flecha!
    Por outro lado, com toda a Guerra que fez contra PAIGC (convidando os seus Militantes a aderirem ao PRS) você ainda tem a coragem de dizer que quer apoio dos verdadeiros Militantes do PAIGC? Só os TRAIDORES como Você aceitariam este seu Desafio! E mais, só um Guineense que quer um Presidente Nangu Naba (Pega Na Mon), sem Pulso e Teleguiado (por amigos e presidentes de países vizinhos) votaria em Si! Só os Guineenses que não querem uma estabilidade Governativa votariam no senhor! Isto é, só os Guineenses que querem uma Guiné-Bissau que muda de Primeiro-Ministros como alguém que muda de CAMISAS, votariam numa pessoa como o Jomav!
    JOMAV, Rispito bô!!!

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo-me plenamente contigo irmão Antônio, os 5 anos do JOMAFU são 5 anos de calmia nos quarteis e 4 anos de mama taku dos políticos falhados, 4 anos de matança da população por causa dos problemas sociais (saúde, fome e ma educação) 4 anos de ma governos e governança, que nos conduziu a uma instabilidade política, social e econômico. Viva a democracia, viva o povo. Que Deus abençoe Guiné-Bissau e seu povo

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público