quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Nabiam, PRS e Madem G-15 abandonam parlamento em protesto contra ordem do dia


O presidente do partido Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da GuinéBissau (APU-PDGB), Partido da Renovação Social (PRS) e o MademG15 não concordam com a ordem do dia que foi aprovada pela comissão permanente referente à continuação de sessão que foi aberta a 19 de Setembro num hotel de Bissau.

Nuno Gomes Nabiam, líder do APU-PDGB, em conjunto com a bancada do PRS e Madem-G15 abandonaram a plenária da Assembleia Nacional Popular (ANP), justicando que em nenhum momento o programa do Governo e do Orçamento Geral de Estado (OGE) deve ser o primeiro ponto da ordem do dia, subscrevendo que a apreensão de droga que deveria ser o primeiro ponto a ser debatido, uma vez que o Presidente da ANP Cipriano Cassama manifestou-se preocupado em relação a esse assunto.

Líder da Bancada da APU-PDGB, Marciano Indi, ao justificar a decisão dos três deputados apuanos na viabilização do Programa do Governo, disse que não podem votar contra programa de um governo que o próprio partido faz parte, baseado num acordo de incedência parlamentar ainda ativo.

"Mantemos o nosso compromisso político que assumimos publicamente com o PAIGC e vamos contribuir para que, pela primeira vez, um governo termine um mandato de 4 anos"

O Partido Africano da Independência da GuinéBissau e Cabo Verde (PAIGC) concordou com todos os pontos, mas destacou a importância do programa do Governo e do OGE ser discutido para o governo poder ser legítimo, só assim o governo liderado pelo Aristides Gomes poderá ser interpelado ao assunto da droga.

Os 52 deputados presentes na ANP votaram a favor da ordem do dia que tem como os pontos: apresentação e votação e do programa do Governo e do Orçamento Geral de Estado; análise da situação da apreensão de droga; apresentação e votação do orçamento da ANP; apresentação e votação dos membros do Conselho da Administração da ANP; apresentação e votação de um novo modelo de cartão de identidade e livre-trânsito dos deputados; apresentação e votação dos acordos internacionais.
Rispito.com/e-Global, 15-10-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público