segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A democracia é um fato à medida de África?

África tem tentado experimentar a democracia, quase sempre, da forma errada ou a democracia não é um fato à medida de África?

O economista guineense Carlos LopesJá lá vão três décadas, muitos países africanos de partido único começavam a ser abalados pelos ventos democráticos; o então presidente francês Jacques Chirac declarou, sem meias palavras, que África não estava "madura para a democracia". Há dias, o economista guineense Carlos Lopes, antigo secretário-geral adjunto das Nações Unidas, que se encontrava em Bissau para apresentar os seus mais recentes livros, considerou um erro o modo como África tenta aplicar e consolidar o modelo democrático, quando deveria lutar pela "africanização da democracia". Carlos Lopes disse ainda: "A democracia não é consentânea com a nossa forma de agir e de pensar."

Paulo Pedroso, o sociólogo, professor do ISCTE e comentador residente do magazine A Espantosa Realidade das Coisas, foi confrontado com uma dúvida do editor Fernando Alves: quando o prestigiado economista guineense nos diz que há uma via africana para a democracia, deixa supor a possibilidade de uma democracia menos democrática ou está apenas a tentar afastar estereótipos que foram sendo criados em relação ao desenvolvimento africano? "Carlos Lopes é um grande intelectual africano que tem vindo a pensar a democracia em África há muitos anos", sublinha Paulo Pedroso. "O texto mais antigo dele, de que eu me lembro, é de 1996. E já defendia esta tese segundo a qual é necessário africanizar a democracia e não democratizar África. O que é que ele entende por 'africanizar a democracia'? No fundo, ele diz que há três questões colocadas pela democracia: nasceu na Europa, não em África e, como todos os processos que não nasceram dentro de casa, tem de se adaptar para poder servir em casa nova; África é um continente marcado por uma cultura comunitária e não individualista, enquanto a democracia nasceu muito ligada ao individualismo (por isso ele pergunta, muitas vezes, que alternativa democrática poderá existir, mais amiga da estrutura clânica, tribal, familística; e há uma terceira questão que decorre de a democracia ter nascido muito ligada ao capitalismo, a de saber que mecanismos pode África desenvolver que sejam alternativos a este capitalismo liberal."

Paulo Pedroso lembra, entretanto, que "a democracia é um processo longo que se constrói dentro das sociedades" e manifesta a convicção de que "um dos grandes problemas para a africanização da democracia passa pela pouca atenção que o mundo tem dado à consolidação das classes médias em África".

O sociólogo comenta ainda o fim do franco CFA e a perda de 40% ou mais da população de algumas zonas rurais do Alentejo, bem como do Centro e do Norte interiores. Trata-se de novos dados divulgados pela geógrafa Paula Santana, coordenadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Esses dados revelam que, só no continente português, há 20 municípios com densidade inferior a 10 habitantes por quilómetro quadrado.
Rispito.com/TSF, 06/01/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público