domingo, 16 de fevereiro de 2020

STJ mantém braço de ferro com CNE e exige recontagem dos votos


Novo acórdão repete acusação que a Comissão Nacional de Eleições guineense não cumpriu a lei, mas também não aceitou pedido de nulidade das presidenciais apresentado por Domingos Simões Pereira, candidato do PAIGC derrotado na segunda volta e que denunciou múltiplas irregularidades.
Image result for stj e cne guine bissauO Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau emitiu um acórdão em que insiste na repetição do apuramento nacional dos resultados das presidenciais de Dezembro pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e não reconhece o pedido de nulidade de todo o processo eleitoral, requerido pela candidatura de Domingos Simões Pereira, o candidato derrotado na segunda volta das presidenciais.

O Supremo, que na Guiné-Bissau funciona também como Tribunal Constitucional, não confirmou a eleição como Presidente de Umaro Sissoco Embaló, do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), e repete com veemência que a CNE não cumpriu a exigência de fazer novo apuramento nacional dos resultados, com base na recomendação do comité ministerial de seguimento da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental]”.

A CEDEAO, que reconheceu a eleição de Umaro Sissoco Embaló como presidente na segunda volta de 29 de Dezembro, tinha exigido ao Supremo Tribunal a verificação até 15 de Fevereiro do apuramento dos resultados da segunda volta das presidenciais feito pela CNE. As Nações Unidas tinham feito o mesmo. Esse ultimato feito a um órgão de soberania gerou, no entanto, mal-estar e mesmo indignação na Guiné-Bissau - o que parece reflectir-se neste acórdão, nomeadamente na decisão de não aceitar o pedido de nulidade das eleições feito por Simões Pereira.

Os juízes-conselheiros consideraram que a falta da acta final dos resultados eleitorais, que deveria ter sido enviada pela CNE aos órgãos de soberania e aos candidatos no prazo máximo de 24 horas após a contagem nacional da segunda volta das presidenciais, é suficiente para obrigar a que os votos a nível nacional sejam contados novamente.

Essas actas deviam estar na posse do Tribunal até 1 de Janeiro, mas não existem até 4 de Fevereiro, 34 dias depois, diz o acórdão. “Portanto, a CNE violou flagrantemente o princípio da ininterruptabilidade dos actos de apuramento eleitoral, conforme exige a lei eleitoral”, escrevem no acórdão (consultado no blogue guineense Fala de Papagaio) os juízes-conselheiros.

O tribunal recusa-se assim a apreciar “actos extraprocessuais pretensamente eleitorais, praticados em cumprimento de recomendações políticas, como é o caso da suposta ‘verificação e consolidação’ feita na sessão extraordinária da plenária da CNE de 4 de Fevereiro” e continua a exigir a recontagem dos votos a nível nacional.

Por outro lado, o Supremo diz não ter dados suficientes para avaliar o pedido de anulação do processo eleitoral feito pela candidatura de Domingos Simões Pereira, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) porque contempla “actos praticados pela CNE com base na recomendação do Comité Ministerial de Seguimento da CEDEAO”.

PGR diz tudo correu bem
Na quinta-feira, o Procurador-Geral da República guineense, Ladislau Embassa, lançou ainda mais achas para o braseiro da crise política guineense, afirmando que as presidenciais de 29 de Dezembro decorreram da melhor forma. Afastou qualquer possibilidade de ter ocorrido algo que possa pôr em causa a integridade do processo, relata a agência Lusa.

“Posso dizer-vos que, para o Ministério Público, o processo eleitoral decorreu da melhor forma e não temos nenhuma irregularidade que possamos considerar como passível de pôr em causa a integridade do processo eleitoral”, observou Embassa, em declarações aos jornalistas, à margem da abertura do seminário sobre a cooperação internacional, governação e Estado de Direito, em Bissau.

Em relação à queixa-crime apresentada no Ministério Público pela candidatura de Simões Pereira contra o presidente da Comissão Nacional de Eleições, o juiz José Pedro Sambú, o procurador guineense, também juiz do Supremo Tribunal, defendeu que o caso está a ser analisado para se saber se tem ou não matéria para avançar.

A candidatura de Domingos Simões Pereira quer que o Ministério Público investigue José Pedro Sambu por suspeitas de crimes durante o processo eleitoral.

A ministra da Justiça e Direitos Humanos, Ruth Monteiro, que agora acumula também a pasta dos Negócios Estrangeiros, contestou as declarações do Procurador, considerando-as “infundadas e despropositadas”. Num texto publicado a ministra considera “lamentável” que Ladislau Embassa diga que “o Ministério Público não encontrou quaisquer irregularidades que possam pôr em causa a integridade do processo eleitoral”. Mas, logo a seguir, frisa Ruth Monteiro, “sob a alegação de que o Ministério Público não é parte no contencioso eleitoral que corre os seus termos no Supremo Tribunal de Justiça, escusa-se a responder às questões que lhe foram dirigidas pelos jornalistas em relação às várias irregularidades que hoje se sabe terem afectado a verdade eleitoral, nomeadamente, a intromissão no sistema informático da CNE; a manipulação dos resultados eleitorais por hackers; pessoas que votaram mas cujos nomes não constam do caderno eleitoral; aqueles que votaram com cartões de eleitor pertencentes a terceiros, entre muitas outras irregularidades.”

Umaro Sissoco Embaló, que tem feito périplos por vários países africanos e europeus como Presidente eleito, e se encontra no Sudeste asiático, assegura que vai tomar posse no dia 27 de Fevereiro, mesmo contra a vontade do Parlamento - que só pretende dar posse ao novo Presidente quando estiver resolvido o contencioso eleitoral. “Se for necessário vamos à guerra para que haja a paz”, afirmou. O Governo guineense tinha pedido ao Ministério Público que investigasse a “gravidade das declarações” de Embaló.
Rispito.com/Publico, 16/02/2020

1 comentário:

  1. Por favor, STJ nao falou em recontagem mas sim em apuramento national tao simples como somatoria de 10 actas das regioes mais 1 acta da diaspora, parem de desinformar ,recontagem nao este na lei eleitoral.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público