segunda-feira, 23 de março de 2020

ARISTIDES GOMES RECUSA PROPOSTA DE IDRIÇA DALÓ

A imagem pode conter: 1 pessoa, fatoAcusei a recepção de um texto, assinado pelo Presidente do Partido de Unidade Nacional, Idriça Djaló,  propondo uma espécie de “pacto de conciliação no combate ao COVID-19”. Não  teve esta nomenclatura,  mas julgo constituir a síntese da ideia nele proposta. Isto, além de ter avançado com a sugestão de nomes que deveriam incorporar uma eventual equipa, que iria consubstanciar a abordagem desta plaforma multi-Sectorial.
Louvo a iniciativa, pois expressa a preocupação do povo guineense. Contudo, há que esclarecer, que a “política de conciliação” com traficantes de drogas e golpistas não pode, jamais, mais ser usada como paliativo para crises provocadas por eles mesmos. A estratégia tem sido essa: promovem o caos para terem ganhos e ocuparem postos políticos e administrativos, sempre usando as mesmas práticas reprováveis de crimes, com drogas, emissão de passaportes falsos e saque dos cofres públicos, etc.

O Governo que tenho a honra de liderar, resultante da Eleições Legislativas de Março de 2019, estava a dar forma ao funcionamento  de um Estado clássico na Guiné-Bissau. Em vários domínios  eram notórios avanços, motivando os parceiros internacionais a investirem nos nossos projetos de desenvolvimento. 

A interrupção provocada por um golpe é responsável pela ruptura de uma série de medidas que estavam em curso, entre elas o combate ao COVID-19, em perfeita sintonia com as determinações e orientações da OMS e parceiros internacionais. 

Hoje estamos perante evidente fracasso destes incompetentes, que assaltaram o poder, configurando um “Crime Humanitário”. Devemos responsabiliza-los   por cada morte e cada sequela,  decorrente do avanço do COVID-19. Conciliar com golpistas é adiar o resgate do nosso país e legitimar os seus actos.

No lugar da proposta do companheiro Idriça Djaló, devemos instar os militares e a CEDEAO a desmarcarem desta aventura e cumprirem as suas obrigações de defesa do nosso povo, do nosso País e da nossa Comunidade Subregional. Penso que, isto é  que deve ser o objeto da  luta, em conjunto com os membros do Governo que lidero, vis a vis a consolidação do Estado de Direito  Democrático, resultante da legitimidade que  nos foi conferida pelo povo nas urnas.

Sobre o Coronavirus, julgo não ser necessário alianças especiais... As estruturas ora criadas pelo meu Governo  devem continuar a trabalhar  bem como manter a dinâmica da colaboração com os parceiros.

Bissau, 23 de Março de 2020
Aristides Gomes 
Primeiro-Ministro

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público