quinta-feira, 12 de março de 2020

Corrupção e impunidade entre principais problemas na Guiné-Bissau

Más condições das prisões, falta de independência judicial, corrupção, impunidade, tráfico de pessoas e alegado envolvimento das autoridades no narcotráfico são os maiores problemas que afetam os direitos humanos na Guiné-Bissau, refere um relatório hoje divulgado pelos EUA.

egundo o relatório dos direitos humanos referente ao ano de 2019, hoje divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano, as condições de detenção na Guiné-Bissau "são más" e a maior parte dos estabelecimentos prisionais não têm eletricidade, água potável, ventilação ou saneamento adequados.

"A dieta alimentar dos detidos é pobre e os cuidados médicos são praticamente inexistentes", salienta o relatório.

O relatório refere também que a Comissão Nacional de Direitos Humanos recomendou em 2018 o encerramento de quatro centros de detenção (Cacine, Catio, Bigene e Bissorã) devido à falta de condições, mas o Governo "não realizou nenhuma ação".

No que diz respeito ao sistema judicial, o relatório salienta a falta de julgamentos justos e reflete "ações de juízes corruptos que às vezes trabalham em conjunto com a polícia".

Apesar de a lei prever penas de 10 anos de prisão por corrupção, o relatório do Departamento de Estado norte-americano destaca que as autoridades "não implementam a lei efetivamente" e que "funcionários de todos os ramos e níveis do Governo envolvem-se em práticas corruptas e não transparente com impunidade".

"Membros da administração militar e civil alegadamente traficaram drogas e ajudaram cartéis internacionais de drogas, fornecendo acesso ao país e a sua infraestrutura de transporte. O fracasso em interditar ou investigar suspeitos de tráfico de drogas contribuiu para a perceção de envolvimento militar e do Governo no narcotráfico", sublinha o relatório, destacando também o tráfico de madeira cortada ilegalmente.

No ano passado, as autoridades guineenses fizeram as duas maiores apreensões de cocaína de sempre no país, totalizando quase três toneladas, algo que não é referido neste documento.

O relatório deixa também críticas à falta de aplicação da lei que proíbe a violação de mulheres, incluindo a conjugal, que além não ser aplicada, apenas permite que a queixa seja feita pela vítima o que é "raro devido ao medo das vítimas de estigma social".

"As autoridades não adotaram medidas específicas para combater a pressão social contra a denúncia de violência doméstica, violação, incesto e outros maus-tratos contra as mulheres", incluindo o assédio sexual, salienta o documento.

O relatório denuncia também a situação das crianças, a maior parte das quais estrangeiras, que mendigam nas ruas das principais cidades do país, sem que as autoridades tomem medidas para as protegerem.
Rispito.com/Lusa, 12-03-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público