terça-feira, 17 de março de 2020

Governo guineense toma medidas contra corona vírus

Image result for Ministério da Saúde Pública da Guiné Bissau
O Ministério da Saúde Pública da Guiné Bissau iniciou desde Janeiro deste ano, as medidas tendentes a prevenção e resposta à pandemia do Coronavírus (COVID19), apesar de não existir ainda qualquer caso que tivesse sido identicado pelas autoridades
O governo difundiu várias recomendações, particularmente às escolas, tais como uma boa higiene com práticas básicas como as crianças lavarem frequentemente as mãos nos estabelecimentos de ensino, evitarem tocar nos olhos, nariz e boca e partilha de materiais escolares entre os alunos. 

Através do Ministério, o governo de Aristides Gomes lançara campanhas de sensibilização nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais, bem como a implementação de uma linha directa com contenção do COVID19

Depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o COVID19 é uma pandemia, tendo em conta o número de casos e mortes em todo o mundo, e apelar ao reforço das medidas para a contenção do surto a nível mundial, houve uma mudança política na Guiné-Bissau, e o Governo de Nuno Nabian também não cou de braços cruzados tendo dado instruções na semana passada para suspenderem a realização de todas as actividades que possam provocar grandes aglomerações de pessoas, incluindo concertos e algumas cerimónias religiosas e tradicionais, propícias à propagação do novo Coronavírus.

Estado do Turismo e Artesanato decidiu suspender o funcionamento de bares e discotecas em todo país. A vigilância na fronteira com o Senegal foi também reforçada.

Contudo a população guineense está dividida quanto à preocupação relativa aos riscos de contaminação e de epidemia chegar ao país. Académicos entrevistados pela eGlobal, consideram que “o país não está preparado para mais um desastre”, e que “basta a situação política e económica” que já afecta a Guiné-Bissau, frisou Mutaro Embaló.

Apesar da situação de pandemia e dos elevados riscos de propagação do vírus, a população guineense não alterou os seus hábitos. Nos  Pessoas contaminadas com Coronavírus foram diagnosticadas nos países fronteiriços à Guiné-Bissau, o Senegal conta com 24 infectados e Guiné Conacri um caso.
Rispito.com/e-Global, 17-03-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público