terça-feira, 10 de novembro de 2020

ONU entrega equipamento de alta tecnologia digital para preservar História na Guiné-Bissau

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e a Biblioteca Nacional da Guiné-Bissau e a Associação Guineense de Documentalistas, Arquivistas e Bibliotecários apresentaram hoje os novos equipamentos digitais fornecidos pela ONU para preservar a história do país

Os equipamentos de alta tecnologia digital foram fornecidos no âmbito do projeto de preservação da memória nacional para a paz sustentável da Guiné-Bissau, que conta com o apoio técnico e financeiro do Programa da ONU para o Desenvolvimento, através do Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas.

“Com este equipamento ficamos comprometidos em criar uma biblioteca digital para o Estado da Guiné-Bissau”, afirmou Iaguba Djaló, diretor-geral da Biblioteca Nacional e presidente da Associação Guineense de Documentalistas, Arquivistas e Bibliotecários.

No conflito político-militar, que decorreu na Guiné-Bissau entre junho de 1998 e abril de 1999, grande parte do acervo documental e arquivos históricos de várias instituições públicas foram destruídos.
“A recuperação dessa memória tem de ser acompanhada pela nova tecnologia e estes equipamentos vão preencher essa lacuna”, disse.

Segundo Iaguba Djaló, os novos equipamentos vão permitir digitalizar 120.000 documentos, 3.000 imagens fotográficas, 8.000 filmes em negativo e 4.000 microfilmes.
“É um trabalho árduo e difícil de limitar no tempo porque depende de dois aspetos”, disse o diretor-geral da Biblioteca Nacional da Guiné-Bissau.

Iaguba Djaló disse que depende da existência de recursos humanos “bem treinados e bem motivados” e meios financeiros e de transporte.
“Outro aspeto é a preservação dos documentos, porque vivemos num país tropical com temperatura e humidade excessivas que são prejudiciais para a matéria orgânica”, disse.

Nesse sentido, Iaguna Djaló sugere uma reabilitação do edifício para que sejam criadas condições para preservar os documentos.
“Desde que haja vontade política, a missão será cumprida”, disse, referindo-se à presença de vários membros do Governo na cerimónia de apresentação dos novos equipamentos.
Rispito.com/Lusa/Visão, 10/11/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público