sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Sindicatos suspendem greve geral

Após encontro com o Governo, a maior central sindical guineense, a UNTG, decidiu suspender a greve na função pública por uma semana, enquanto aguarda respostas às reivindicações dos trabalhadores.

Guinea Bissau | Streik (DW/F. Tchuma Camara)
Em Bissau, terminou ao final da tarde desta quinta-feira (12.11) uma ronda negocial entre o Governo e a os líderes da maior central sindical do país, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), para o fim da greve geral em curso na função pública da Guiné-Bissau.

No Facebook, o primeiro-ministro Nuno Nabiam indicou que o seu Executivo mostrou que continua "a reafirmar a disponibilidade e abertura para negociar e resolver gradualmente as reivindicações dos Sindicatos" e, em resposta, as centrais sindicais suspenderam a greve por uma semana, aguardando estes desenvolvimentos.

A UNTG acusa o Governo de não cumprir os diplomas aprovados e de ter recrutado para a função pública familiares e militantes dos partidos da coligação que governam o país, sem passar por concurso público.

Entre outras reivindicações, a UNTG exige a aplicação do estatuto da carreira docente e ainda a exoneração de todos os funcionários admitidos na função pública "de forma ilegal", por serem inscritos como "pagamento de favores políticos". A UNTG exige ainda do Governo o pagamento de dívidas ao pessoal contratado do setor de saúde e o pagamento e admissão definitiva de todas as categorias de professores nos quadros da função pública. A primeira vaga de ondas de greves anunciadas pelo sindicato começou na segunda-feira.

A DW África falou com o presidente da comissão negocial da UNTG, João Domingos da Silva, sobre os próximos passos na luta dos trabalhadores.

DW África: Qual é o resultado do encontro com o Executivo liderado por Nuno Gomes Nabiam?

João Domingos da Silva (JDS): O Governo assumiu engajar-se com certos aspectos das exigências das centrais sindicais. Nesse sentido, não vamos entregar o pré-aviso de greve que prevíamos entregar amanhã [sexta-feira], tendo em conta essa abertura demonstrada pelo Governo. Já temos na mão despachos de nomeação de algumas comissões que vão começar a fazer alguns trabalhos que estavam anteriormente suspensos. Aguardamos que nessa semana de pausa o Governo irá concretizar ações concretas. Estamos a registar 70% de adesão à greve na administração pública.

DW África: É verdade que há alguns sindicatos que não estão a aderir à greve como, por exemplo, o sindicato dos professores?

JDS: Não. É bom frisar que no sector da Educação existem quatro sindicatos. Um deles é da Confederação Geral dos Sindicatos. Dois são da UNTG e os seus associados estão a aderir à greve. É bom relembrar que a adenda e memorando de entendimento foi firmado entre as duas centrais sindicais. Passado o incumprimento, a outra central, que é a Confederação Geral, entendeu que não vai aderir a esta greve. A UNTG avançou com a greve e os seus sindicatos estão todos na greve.

DW África: Porque é que avançaram para a greve? O que é que estão a exigir ao Governo?

JDS: Estamos a exigir o cumprimento da adenda e do memorando de entendimento.

DW África: O que é que o Governo não está a cumprir?

JDS: Todos os pontos. A maior preocupação das centrais sindicais reflete mais o aspecto da aplicação das leis. Depois do memorando de entendimento firmado com as centrais sindicais, após um certo período, o Governo passou a violar esse acordo. As centrais sindicais enviaram uma carta, uma resolução ao Governo para o cumprimento daquilo que é consagrado na adenda e no memorando. Passados os 45 dias dados ao Governo para esse memorando, a UNTG decidiu avançar com a greve geral.

DW África: Que leis é que o Governo não está a cumprir?

JDS: Existem vários diplomas legais que orientam a administração pública. Sabe-se que, nos últimos tempos, houve ingresso de muitas pessoas na função pública, sem obedecer àquilo que a lei exige – o concurso público. As pessoas vêm do partido…então, nós devemos respeitar as leis porque, na realidade, é a única forma de andarmos no bom caminho. O próprio despacho de nomeações mostra claramente a entrada de familiares de membros do Governo, o que não deveria ser. Estamos num país democrático, pensamos que a lei deve ser entrada para o cumprimento das nomeações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público