terça-feira, 3 de novembro de 2020

Umaro Sissoco Embaló nomeia Soares Sambú vice-primeiro-ministro

Soares Sambú vai acumular também a Presidência do Conselho de Ministros e a coordenação para a
área económica. Esta é a primeira vez que a Guiné-Bissau tem oficialmente um vice-primeiro-ministro.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou esta terça-feira (03.11) Soares Sambú vice-primeiro-ministro do país, segundo um decreto presidencial divulgado à comunicação social.

Soares Sambú vai acumular também a pasta de ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, e a coordenação para a área económica. Segundo o decreto presidencial, Soares Sambú foi nomeado sob proposta do primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam.

Num outro decreto, também enviado à comunicação social, o Presidente guineense exonera do cargo de ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares Mamadu Serifo Jaquité, que era também porta-voz do Governo.

Currículo
Soares Sambú foi diretor de campanha de Umaro Sissoco Embaló e faz parte da direção do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), liderado por Braima Camará, que apoiou a candidatura do atual chefe de Estado.

O novo vice-primeiro-ministro foi ministro em vários governos da Guiné-Bissau e é um antigo dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que abandonou esta formação política para se juntar ao Madem-G15. Esta é a primeira vez que a Guiné-Bissau tem oficialmente um vice-primeiro-ministro.

O atual Governo no poder integra o Madem-G15, o Partido de Renovação Social, a Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau, bem como elementos de outros partidos e movimentos que apoiaram a candidatura de Umaro Sissoco Embaló à presidência da República.
Rispito.com/DW, 03-11-2020

1 comentário:

  1. Aposta acertada que dentro de pouco tempo vai calar a bancada. Experiencia, qualidade de liderança, integridade, patriorismo, humildade, competenciia, sociabilidade, perseverança, sao as caracteristicas do Soares.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público