quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

“A democracia está em perigo na Guiné-Bissau”

O Bastonário da Ordem de Advogados da Guiné-Bissau insurgiu-se contra o mandado de captura internacional emitido pelo Procurador-Geral contra Domingos Simões Pereira. Basílio Sanca considera que a democracia está em perigo no país.

O Bastonário da Ordem de Advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, diz que a actuação do Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, saiu do campo da justiça para entrar na esfera política.

O Bastonário da Ordem de Advogados afirma que as leis da Guiné-Bissau são claras e apenas um magistrado judicial pode emitir mandado de captura internacional.
“No nosso quadro processual o Procurador-Geral da República não tem competência para emitir um mandado de captura. Um mandado de captura é um acto técnico, um acto processual, tem que ser no âmbito de um processo, através de um magistrado que julga reunidas as condições para o mando de captura. Aliás um mandado de captura internacional pressupõe sempre o esgotamento das possibilidades de fazer justiça, acaba por ser um instrumento para contornar fuga à justiça", explicou.

Perante este quadro de actuação do Procurador-Geral da República, o bastonário dos advogados da Guiné-Bissau não vê com bons olhos o futuro da democracia e do Estado de direito no país.
Basílio Sanca disse que o cenário apenas reforça aquilo que é o entendimento geral entre a classe jurídica guineense. É preciso mudar os critérios da escolha do Procurador-Geral da República, ou seja, passar a indicar ou a eleger um magistrado entre os pares e não através de nomeações políticas.

O Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau emitiu, na semana passada, um mandado de captura internacional contra Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC.

Em comunicado, a PGR formalizou que "o Ministério Público lançou um mandado de captura internacional contra o cidadão Domingos Simões Pereira, no âmbito de um processo-crime que segue os trâmites legais nesta instituição judiciária detentora da acção penal”

Em entrevista à RFI, Domingos Simões Pereira disse desconhecer o teor das acusações e afirma que se trata de uma estratégia para o manter afastado do país e da política.
"Afirmei publicamente a minha intenção de ir à Guiné-Bissau. Estou a preparar-me para ir à Guiné-Bissau e vou à Guiné. Quem emite um mandado de captura contra mim, provavelmente, é porque não me quer lá",afirma Domingos Simões Pereira.

Domingos Simões Pereira diz desconhecer o mandado de captura; "tive essa informação pelos mesmos mecanismos, via redes sociais e de uma nota que nos chegou às mãos. Não conheço a autenticidade desse documento, mas a assumir que exista esta intenção é tudo muito estranho", defende.
"Sou o presidente de um partido político, por sinal o maior partido da Guiné-Bissau e vencedor das últimas eleições, não deve ser muito difícil encontrar o gabinete do presidente do PAIGC. Se existir algum processo, terão de notificar essa entidade que me fará chegar essa informação", sublinhou o líder do PAIGC.
Rispito.com/RFI, 24-12-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público