terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Presidente do PAIGC diz que não manda no órgão jurisdicional do partido

"Eu não mando no Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do partido, é o órgão jurisdicional do PAIGC. É independente dos seus julgamentos, devendo obedecer apenas às leis, aos Estatutos e ao Regulamento Disciplinar do Partido", refere Domingos Simões Pereira, numa mensagem a que a Lusa teve hoje acesso.

O Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização notificou o antigo primeiro-ministro Artur Silva e o atual presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, ambos membros do 'bureau político' do partido, para serem ouvidos.

Num comunicado à imprensa, Artur Silva explicou que está a ser alvo de um processo disciplinar por parte do partido por ter aceitado o cargo de primeiro-ministro, para o qual foi nomeado em 2018, e o cargo de secretário-geral da Agência de Gestão e Cooperação entre o Senegal e a Guiné-Bissau, funções que exerceu entre janeiro e maio de 2018.

O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, que é também vice-presidente do PAIGC, disse, igualmente num comunicado à imprensa, ter sido notificado no âmbito de um inquérito em curso na sequência de uma "denúncia feita por militantes e estruturas do partido".

Na mensagem, Domingos Simões Pereira explica também que tentou "saber o que se passa" e pediu explicações à direção do partido sobre as "razões das convocatórias".

"Foi-me dito que os processos já estavam em fase de instrução, mas que a intenção era sobretudo de sensibilizar os potenciais infratores a não agravarem as respetivas situações, particularmente em matéria de desobediência das orientações emanadas pelas estruturas competentes", salienta o presidente do PAIGC na mensagem.

Domingos Simões Pereira explica que quando o conselho concluir o seu trabalho, os órgãos superiores do partido podem "sempre aprovar ou emitir moções solicitando a reconsideração das eventuais penas aplicadas ou a reapreciação dos casos".
"Tal, no entanto, não me parece razão para o comportamento que todos estão testemunhando, de muitos camaradas", sublinha.

O presidente do PAIGC recorda também que ele próprio foi convocado pelo conselho no início do seu mandato, na sequência de acusações pelo então grupo de dissidentes do partido.
"Não me parece por isso nenhuma situação extraordinária, havendo boa-fé e espírito de colaboração e de serviço à nossa associação partidária", disse.

Em outubro, numa mensagem nas redes sociais, o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, que se encontra há vários meses em Portugal, afirmou estar a receber mensagens para "possíveis atos de traição por parte de dirigentes" do seu partido.

Sem especificar de quem se trata, Domingos Simões Pereira referia-se a pessoas que teriam passado para o campo do seu adversário, Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau e vencedor das presidenciais, na sequência de um contencioso eleitoral que o líder do PAIGC afirmou ter terminado.

Rumores nos círculos políticos de Bissau apontam para a existência de um alegado mal-estar entre dirigentes do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas, mas agora na oposição, e o líder, Domingos Simões Pereira.

Segundo fontes que recusam identificar-se, alguns dirigentes estariam em negociações com Sissoco Embaló, que nunca escondeu o seu desejo de ver o PAIGC no Governo por si formado, integrado por vários partidos, e que é liderado pelo primeiro-ministro, Nuno Nabiam.
Rispito.com/Lusa, 08/12/2020

1 comentário:

  1. Meu nome é Melania macron, tenho 35 anos. anos me casei aos 31 anos tenho apenas um filho e vivia feliz. Depois de um ano do meu casamento o comportamento do meu marido tornou-se tão estranho e eu realmente não entendo o que estava acontecendo, ele saiu de casa para outra mulher eu o amo tanto que nem sonho em perdê-lo, tento o meu possível melhor ter certeza de que meu marido volte para mim, mas tudo em vão, eu choro e choro procurando por ajuda, discuti isso com a família dele, mas não obtive uma resposta. então minha melhor amiga cynthia e ela prometem me ajudar . Ela me falou de um homem chamado Drosagiede, ela me disse que ele é um homem muito bom e um homem real em que se pode confiar e não há nada relacionado a questões amorosas que ele não possa resolver e ela me contou como ele ajudou um número incontável de pessoas em restaurando seu relacionamento. Fiquei muito convencido, rapidamente contatei seu endereço de e-mail doctorosagiede@gmail.com ou seu WhatsApp +33753154980. Eu explico todos os meus problemas para ele, ele me disse que eu não deveria me preocupar se todos os meus problemas fossem resolvidos imediatamente. Ele me disse o que fazer para ter meu marido de volta e eu fiz, ele disse que depois de 3 dias meu marido vai voltar para mim e começar a implorar, e realmente aconteceu como ele disse, fiquei muito surpresa, isso é tão incrível. A Deus seja a glória, nosso relacionamento agora está muito estreito e nós dois vivemos felizes novamente. Se você tiver um problema semelhante, entre em contato com ele agora e faça com que seu problema seja resolvido de uma vez por todas. eu sou um testemunho vivo de

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público