quarta-feira, 17 de março de 2021

Marciano Indi revela pormenores sobre “nova tentativa” de sequestro

O deputado e líder da bancada parlamentar da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Marciano Indi, disse esta quarta-feira (17.03), que está em curso um plano para raptar e espancá-lo.

O parlamentar, vítima de rapto e espancamento no ano passado, pede, em entrevista ao Capital News, a intervenção da comunidade internacional, para garantir a sua segurança e integridade física.

Para Marciano Indi, as atuais autoridades guineenses não estão interessadas em garantir-lhe segurança, e pede a intervenção da comunidade interacional, em particular da CEDEAO, para lhe “socorrer”, enquanto deputado do parlamento daquela organização da Africa Ocidental.

O deputado acusa ainda o Ministério do Interior e o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, de serem responsáveis pelos sucessivos raptos e espancamentos dos cidadãos no país:
“Não acredito que as autuais autoridades vão me garantir a segurança, a não ser a comunidade internacional, em particular a CEDEAO, porque também sou deputado dessa organização sub-regional. Não é normal a forma como eles dirigiram para minha casa”, começou por contar, antes de prosseguir:
“Por volta das meia noite, uma viatura da Presidência (da Republica) e da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), com doze homens, pararam em frente da minha casa (em Safim – a 16 quilômetros de Bissau), e a minha salvação foi a comunidade local, que me assegurar desde a denúncia da tentativa do meu sequestro sequestrar.”

Marciano Indi denuncia que, aquando do seu espancamento em 22 de Maio do ano passado, o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló teria-lhe deixado uma advertência:
“Depois do meu espancamento, as autoridades do país sabem muito bem o que aconteceu, desde o Ministério do Interior, a Assembleia Nacional Popular (ANP), até a Presidência da República. O próprio Umaro Sissoco Embaló tinha-me telefonado na altura, depois do meu espancamento. Advertiu que se eu continuasse a desafiar a autoridade do estado, seria espancado”, explicou.

O deputado, que não esconde a sua oposição ao atual regime na Guiné-Bissau, avança com a eventual razão para ser alvo de perseguição:
“Como sabem, mantenho-me fiel ao acordo parlamentar assinado entre APU-PDGB e o partido vencedor das últimas eleições legislativas, neste caso o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde). Pressuponho que é uma das razões do meu sequestro e espancamento e isso pode estar por detrás do que está acontecer de novo comigo”, finalizou.
Rispito.com/CNEWS, 17-03-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público