segunda-feira, 22 de março de 2021

PGR da Guiné-Bissau marca nova data para ouvir presidente do Supremo Tribunal de Justiça

A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau renovou o pedido feito ao Conselho Superior de Magistratura Judicial para ouvir o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, com base numa denúncia feita em abril de 2018.

Na carta enviada ao Conselho Superior de Magistratura Judicial, a que a Lusa teve hoje acesso e com data de 19 de março, o procurador-geral da República, Fernando Gomes, renova o "pedido de comparência ou escolha do local de prestação de declarações perante o Ministério Público junto do plenário do Supremo Tribunal de Justiça" de Paulo Sanhá pelo "cometimento de crimes públicos" para quarta-feira às 14:00 locais (mesma hora em Lisboa).

O procurador-geral da República da Guiné-Bissau já tinha pedido ao Conselho Superior de Magistratura Judicial para ouvir Paulo Sanhá, no passado domingo, dia 21.

O procurador-geral da República que ouvir o presidente do Supremo Tribunal de Justiça com base numa denúncia, "que se encontra autuada com a data de 13 de abril de 2018", feita por "Bubacar Bari contra o juiz conselheiro Paulo Sanhá", por alegada "denegação da justiça, prevaricação, abuso de poderes e administração danosa, ou seja, desvio de avultados fundos para proveito próprio, enquanto presidente do Supremo Tribunal de Justiça".

O Supremo Tribunal de Justiça realiza este ano eleições para a nova direção daquele órgão judicial.

Em fevereiro, o procurador-geral da República foi convocado pelo Tribunal Regional de Bissau para um julgamento num processo de alegados desvios de fundos públicos, quando exercia o cargo de ministro.
O início do julgamento está previsto para 25 de março.
Rispito.com/Lusa, 22-02-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público