quarta-feira, 10 de março de 2021

Saturnino da Costa morre aos 78 anos

O antigo primeiro-ministro guineense, Manuel Saturnino da Costa, morreu esta quarta-feira, em Bissau, vítima de doença.

Manuel Saturnino da Costa de 78 anos, liderou o Governo guineense, entre 26 de outubro de 1994 e 06 de junho de 1997, dia antes do levantamento militar conhecido como guerra de 7 de junho, um conflito político-militar que viria a durar 11 meses, acabando com à deposição do então chefe de estado, João Bernardo ‘Nino’ Vieira.

O malogrado, natural de Bolama, nos arquipélagos dos Bijagós, foi militante e dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e veterano da luta armada pela independência.

De sublinhar que, o coronel depois de incompatibilizar-se com atual liderança do PAIGC, no ano passado, passou a ser associado com o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), partido fundado por dissidentes dos libertadores.

Manuel Saturnino da Costa, combatente da liberdade da pátria, desempenhou várias funções entre as quais, ministro e conselheiro de Estado.
Segundo à Lusa, os familiares ainda não decidiram sobre a data e hora do funeral.
Rispito.com/Lusa, 10/03/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público