segunda-feira, 26 de abril de 2021

REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL TIRA TRÊS PASTAS AO MADEM E INSTALA  CRISE

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló procedeu na noite deste Sábado, 24 de Abril, a uma remodelação no Governo de Nuno Gomes Nabiam. 
Um dos maiores sacrificados da governação foi o Movimento Alternância Democrática (MADEMG 5) que viu sair do Governo três dos seus militantes e o seu Secretário Nacional ceder o lugar ao Conselheiro do PR. O PAIGC também foi visado na remodelação governamental, um dos deputados com que contou desde início da legislatura, entrou para o Governo. Contra todas as expectativas, não entrou na remodelação governamental, qualquer dissidente do PAIGC, mas saiu um pretenso candidato a liderança do PRS, Artur Sanhá. 

Foi uma remodelação sem surpresa, a não ser o duro golpe contra o MADEM G 15. O partido de Braima Camará para além de não ganhar nenhuma pasta nova na remodelação, perdeu trės. Djibril Arsénio Baldé, porta voz do partido, Nhima Cissé e Conco Turé, ambos militantes do MADEM deixaram respectivamente as pastas de Educação. Turismo e Comunicação Social. Para os seus lugares entraram trés novos ministros, sem qualquer ligação com o partido. Cirilo Mama Saliu Djaló, novo ministro da Educação Nacional era até o inicio da presente legislatura, Secretărio-geral do PND e Fernando Vaz, que conseguiu a promoção para ministro, no Turismo que até aqui era Secretaria de Estado, é presidente da UPGE ex-Conselheiro de Nuno Nabiam na pasta da Comunicação Social. Conco Turé, colaborador directo do Coordenador do MADEM. deixou a pasta de Secretário de Estado, para dar lugar a Fernando Mendonça, colaborador de Carlos Gomes Jr. ex-Presidente do PAIGC. 

Nas nomeações, as pastas que o MADEM ocupava tais como a Secretaria de Estado evoluirão para Ministérios com novos membros do Governo. Conco Turé, deixou a Secretaria de Estado de Comunicação Social, que agora vai ser ocupada por Fernando Mendonça, como Ministério. Nhima Cissé saiu da Secretaria de Estado do Turismo, para dar lugar a Fernando Vaz, como ministro. 

Uma das saídas mais sensíveis é de Abel da Silva, Secretário Nacional do MADEM, que deixa o lugar a Marciano Silva Barbeiro. São ambos militantes do MADEM, mas nos últimos tempos, Marciano Silva Barbeiro tem estado mais próximo de Umaro Sissoco Embaló. 

Do Governo anterior sairam 5 militantes do MADEM-G15, Djibril Arsénio Baldé, Nhima Cissé, Conco Turé, Abel da Silva e Dara Fonseca, militante do MADEM que foi substituída nas funções, por Saloumé Alloche, também do MADEM, na pasta da Secretaria das Comunidades. 

PRS RETIRA UMA PASTA À APU 
Aremodelação governamental não teve qualquer mexida de fundo no PRS. Jorge Malú, ministro da Energia cede o lugar à Orlando Viegas, dirigente da mesma formação política. De igual modo, Artur Sanhá, ministro do Comércio deixa o Governo para dar o lugar à Tcherno Djaló, também dirigente do PRS. 
Os Renovadores passaram também a controlar, em termos Ministeriais, o ministério da Administração Pública que até aqui era ocupado pelo partido de Nuno Gomes Nabiam. Para exercer as funções de ministro, Tumane Baldé, dirigente do PRS, saiu de vice-Comissário para a COVID para assumir a pasta da Função Pública. 

Na outra dinâmica, laiá Djaló, presidente e único deputado eleito nas listas do PND que esteve ao lado do PAIGC durante a crise política, foi nomeado ministro da Justiça e Direitos Humanos, pasta antes ocupada por Fernando Mendonça que transita para a Comunicação Social. 

Jorge Mandinga, dirigente da APU, deixou o Ministério de Transportes e Comunicações, tendo sido substituído por outro dirigente da mesma formação política, Augusto Gomes, ex-secretário de Estado de Cooperação Internacional.

Rispito.com/e-Global, 26-04-2021 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público